World Fashion edição 159

A C O N T E C E M U N D O Daniela Burity é trend tracker residente em Londres. Proprietária do TrendZ Bureau, especializado no varejo. www.trendzbureau.com A luxuosa loja de departamento in- glesa Harrods lançou, em 2011, um versátil aplicativo de compras. E não parou por aí: a mais recente versão da ferramenta possui ofere- ce o mapeamento na loja. A tecno- logia mostra aos clientes onde eles estão, sugerindo uma rota que leve a um destino ou a uma marca, tal como no Google Maps – ferramen- ta, aliás, mais do que necessária, considerando labirinto pelo qual o cliente Harrods circulará. A loja passou a utilizar tecnolo- gia de reconhecimento do público para rastrear quem está respon- dendo à publicidade digital usa- da no estabelecimento. Embora os dados sejam anônimos, a tec- nologia de reconhecimento fa- cial mede a idade, gênero e tem- po de cada espectador em tempo real. Os anunciantes podem en- tão identificar quem são o seu público e como eles se compor- tam em cada campanha. A Har- rods continua a estimular a inte- ração de seus clientes por meio de parcerias entre empresas, lan- çando campanhas de “experiên- cia de inovação”, permitindo que os consumidores interajam com as marcas favoritas, podendo adqui- rir produtos exclusivos, ainda não lançados no mercado. Buscando novos talentos na moda internacional, a fast fashion H&M sempre foi uma visionária. Inovou ao fazer parcerias com grandes nomes do mundo da moda, tais como: Karl Lagerfeld, Versace, Ale- xander Wang, entre outros. Em 2013, o grupo sueco percebeu que o mundo da moda tem que ser sempre renovado, sempre fre- sh . E foi assim que gigante do va- rejo mais uma vez inovou e criou o Design Awards, concurso anual que acontece entre participantes de 37 escolas de design de moda de todo o mundo para escolher um jovem profissional para esta- giar com a marca. O estilista recebe não apenas um prêmio em cash , como também uma participação de suas pe- ças no desfile da marca, além da oportunidade de desenvolver uma pequena coleção para as lojas da H&M ao redor do mundo. Esse ano, o ganhador foi Stefan Cooke, alu- no da conceituada escola londrina Central Saint Martins. A Forever 21, fundada em 1984, em Los Angeles, na Califórnia, possui hoje mais de 800 lojas espalhadas por 57 países, incluindo Austrália, Canadá, China, França e Reino Unido e, claro, o Brasil. Para a campanha de Inverno 2017 no Hemisfério Norte, intitulada “We are Forever”, a fast fashion norte- -americana aposta na individualidade e na diversidade, com uma expec- tativa de vendas que ultrapassam nada menos que 8 bilhões de dólares. 19 159

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