BIJOIAS

worldfashion • 25/04/24, 16:26

A única feira no mundo, com mais de 100 edições realizadas, marco histórico alcançado em 2023, a BIJOIAS, evento profissional voltado para lojistas, revendedores, atacadistas e distribuidores, levou nos dias 24 e 25 de Abril, ao Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, os acessórios e semi joias que irão compor os looks de diferentes estilos para o próximo Inverno.

A frente da BIJOIAS desde o início, há 33 anos, Vera Masi, diretora da B8 Eventos, empresa promotora e organizadora do evento, comenta o tema da 102ª edição e explica um pouco das coleções que foi apresentadas. “O tema DUO vem de dualidade, no sentido de que as pessoas estão sempre tentando buscar um caminho ou outro em todos os sentidos da vida, inclusive na moda. Esta é uma edição focada nos lançamentos para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, que representam um segundo Natal para o setor, pois é o momento que o varejo busca por peças para presentear suas mães e namorados que perpetuem esse momento. A feira trouxe os lançamentos para o Inverno 2024, mas com foco nas duas datas comemorativas, que pedem semijoias e acessórios mais românticos, com corações, medalhas e símbolos religiosos”, finaliza.

Essa junção de elementos busca propor uma reflexão sobre vivências e realidades ancestrais ao mesmo tempo em que dialoga com temas obrigatórios do presente com o olhar do futuro. Cada tendência abaixo foi pensada por acolher e confortar diferentes sensações e o empoderamento.

●  Sentimental: Estilos atemporais e a moda circular são a esperança para o futuro da moda. Reaproveitar e reutilizar peças com design divertido e inovador é pensar na circularidade, condição-chave para tornar a moda mais sustentável e para que resista ao passar do tempo, como forma de bem-estar e sensação de encontrar satisfação e cura por meio do sentimentalismo e da arte do artesanato, numa perspectiva nostálgica ao mesmo tempo moderna para dar nova vida ao design tradicional.

●  Virtualidade: A tecnologia digital continua a empurrar os limites da realidade, e a internet permeia nossas vidas, trazendo uma gama de cores brilhantes, vivas e cristalinas. Elas nos remetem a mundos inexplorados, à liberdade de viajarmos por lugares desconhecidos que nem sonhamos e chegam com novas ferramentas digitais a fim de explorar as belezas naturais por meio da tecnologia, que resultam numa sensibilidade estética baseada em tons digitais vibrantes e texturas inspiradas em design 3D.

●  Contrassenso: Criar é transformar conceitos, ideias e a contemporaneidade em temas de coleção. A crise climática derrete as geleiras e a poluição tinge o planeta de cinza. As coleções trazem estas referências para nos alertar e fazer com que heroicamente lutemos pela preservação, mas uma estética com clima de guerra, onde a agitação política, a polarização cultural e a mudança climática geram incertezas que exortam as belezas do imperfeito.

●  Hiperfeminino: A estética hiperfeminina é o centro desta tendência que celebra a beleza e a diversidade da feminilidade em todas as suas formas. O feminismo evoluiu ao longo dos anos, e a verdadeira libertação ocorreu quando abraçamos a feminilidade, e não a apagamos. E tem o bem-estar como foco, com uma seleção de materiais e superfícies agradáveis e suaves.

A feira também proporcionou aos visitantes conhecimento sobre as novidades e o futuro do segmento para o com quatro palestras sobre diferentes temas da atualidade idealizados por especialistas do setor, nos dois dias de evento.

● Tendências do Inverno e a importância das vitrines. Por Cristina Sant’Anna - expert em moda, design e estilo de vida @studiocristinasantanna_bis.

Entre os assuntos abordados a confirmação das tendências do Inverno 2024 e a importância das vitrines como primeiro canal de contato entre o cliente e a marca para impulsionar as vendas.

● Gestão da experiência: como entender os novos cenários de consumo para otimizar o seu negócio. Por Francine Pacheco - consultora estratégica e docente @francine_pacheco.

Assuntos como o avanço da transformação do comportamento de consumo e a inovação do varejo aliado a experiência do cliente que se torna imprescindível para otimizar seu negócio, foram abordados pela especialista.

● Comunicação intencional. Por Carol Claudino - especialista em relacionamento com o cliente e networking @carolclaudinorp.

Abrindo a programação do dia, Carol trouxe um dado importante, o de que 87% do que está sendo comunicado não está sendo falado, e explicou sobre suas pesquisas e a importância de se comunicar bem para vender mais e ter melhores oportunidades.

● Como usar a inteligência artificial para melhorar o seu atendimento. Por Matheus Dias - especialista em vendas para e-commerce @md_profissional.

Nesta palestra Matheus explicou como utilizar a IA para atingir a excelência nos relacionamentos com os clientes e com isso solucionar este problema das empresas.

Para tornar a experiência do visitante da feira ainda mais agradável, algumas ações, foram programadas, como a MAC Cosmetics, por exemplo, tradicional fabricante canadense de cosméticos, participou pela quarta vez da feira, e preparou um super espaço no lounge central da feira, onde disponibilizou profissionais para dicas personalizadas de maquiagem ao mesmo tempo que fizeram makes para o público presente, com prévio agendamento. E todos os convidados BIJOIAS tiveram 15% de desconto na compra dos produtos MAC Cosmetics e o valor da make será revertido em itens da marca: ou seja, a pessoa se maquia e ainda leva os produtos para casa.

SOBRE A BIJOIAS

Desde a primeira edição, em 1990, a BIJOIAS é reconhecida pelo mercado como a maior e mais representativa feira de negócios do segmento de bijuterias, acessórios, joias de prata e de aço, semijoias e adereços da América Latina. A feira profissional tem quatro edições por ano, todas realizadas em datas estratégicas para o comércio, e é destinada exclusivamente a lojistas, revendedores, atacadistas, distribuidores e profissionais da área, contando com um inovador sistema de pronta-entrega dos produtos.

Em 33 anos de história, a BIJOIAS já recebeu mais de 10 mil expositores, 1 milhão de visitantes e gerou R$ 3,5 bilhões em negócios realizados em suas 100 edições.

da redação com informações da Agência de Comunicação Clau Neves

VAREJO - CAROL ROSSATO

worldfashion • 23/04/24, 18:43

Carol Rossato estilista conhecida no mercado por seu trabalho de private label, que iniciou a carreira há 25 anos desenvolvendo linhas em couro para marcas como Animale, Osklen, NK Store e Agilità, entre outras, em sua fábrica localizada no bairro de São Cristóvão, reduto de confecções na Zona Norte do Rio, chega em São Paulo amanhã (quarta feira) 24 de Abril, com o primeiro ponto de venda, na Rua Peixoto Gomide,1756 – Jardins e lança a coleção “Orion”, que traz como proposta o universo interior.

A Carol não mirou em um exercício de futurismo para conceber a coleção, mas no oposto: considerou o espaço sideral metalinguagem para a busca do “eu interior”. Não se trata de uma coleção asséptica, como seria de esperar de um brainstorm acerca das profundezas do espaço ou da alma, mas justamente o contrário. Essa nova fornada de peças é orgânica, em sintonia com o crescimento individual quando se considera a psiquê um vasto território universal a ser explorado e se leva em conta a natureza do couro e do chamois, beneficiados por processos cada vez mais verdes, sobretudo no tingimento das cores – um dos pontos fortes da marca.

“A plasticidade visual do couro me fascina e sua atemporalidade enquanto matéria-prima é inegável. É como se, na vastidão do cosmos ou perdidos nos devaneios, estivéssemos alheios à passagem do tempo, permanecendo imersos nos pensamentos a despeito de a vida avançar. Acredito na possibilidade de embarcarmos em uma existência cada vez mais descomplicada, sensorial e fluida, na qual a simplicidade precisa perdurar. Uma boa jaqueta de couro é assim: dura mais que toda a vida, passa naturalmente por gerações”, afirma Carol.

Para tanto, Carol Rossato partiu do hipotético exercício em que a aviadora Amelia Earhart (1897-desaparecida em 1937) – pioneira da aviação, defensora dos direitos das mulheres e primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico – teria sido se cristalizado no espaço infinito. Faz sentido. Seu corpo e avião nunca foram encontrados. A aventureira desapareceu sobre o Oceano Pacífico, perto da Ilha Howland, quando tentava realizar um voo ao redor da Terra e foi declarada morta dois anos depois, em 1939, mas permanece seu legado de coragem, determinação e empoderamento até os tempos atuais. “Imaginei uma viagem em que, no caminho, encontrássemos o avião de Amelia ainda vagando por aí, congelado, como se o seu sonho de unir o planeta através da superação de distâncias encontrasse amplitude na odisseia desses novos tempos”, imagina Carol.

Na coleção, Carol Rossato brinca com essa proposta de jogos semióticos: o uso de tachinhas de dois tamanhos, em banho ouro velho, remete às constelações (ou ao desenho dos signos zodiacais, que ela enxerga como oráculo do conhecimento interior) e o efeito criado com vieses verticais, em peças dupla-face, codifica as dobras do espaço-tempo. Aliás, nessa explosão de sentidos, a marca aposta em processos de construção que se desdobram em significações sinestésicas – a aparência, o toque e o cheiro do couro colaboram nessa direção –, com itens que reforçam a beleza dessa matéria por vezes em efeito dupla-face, novidade que abdica do uso da costura.

Ainda no campo das representações, como não amar as versões modernizadas da jaqueta perfecto e do parkas, formas derivadas do guarda-roupa do aviador e que, ao lado de macacões, tanto reforçam o aspecto utilitário da estação quanto celebram a poderosa herança imagética de Amelia Earhart?

São highlights: golas mais estruturadas, abertas ou removíveis, mangas amplas, palas de recortes gráficos, acabamentos a laser que suprimem a costura imprimindo modernidade sideral e o contraste entre modelagens curtas ou longas e entre secas e amplas, tudo com pegada nineties, além de peças 2 e 3 em 1 – modelos versáteis que possibilitam diversas formas de uso.

Na cartela de cores seca e pontual, contrastam com o preto as tonalidades terrosas pastel – taupe, almond, off-white e rosé –, além de plum, esmeralda e um azul acinzentado clarinho que a estilista chamou de nuvem.

Ficha técnica:

Direção de Estilo: Carol Rossato

Direção Criativa e Styling: Alexandre Schnabl

Fotografia Pedro Micelli

Beleza: Adriana DeBossens

Modelo: Marina Dias (Joy)

Assistente de produção Andrey Costa

Serviço:

Carol Rossato São Paulo: Rua Peixoto Gomide, 1756 – Jardins

Lojas no Rio: Ipanema, Leblon e Rio Design Barra

da redação com informações da Scena Lúdica

ARTIGO - Uma agenda estratégica para o êxito da nova política industrial

worldfashion • 23/04/24, 11:12

Por Fernando Valente Pimentel*

No âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), além das seis missões do programa, é preciso identificar metas e o desempenho do setor. Os seguintes indicadores devem ser considerados: expansão anual da manufatura e da sua taxa de investimentos; evolução do emprego; e aumento da sua participação no PIB dos atuais 15% para 18% em 10 anos.

Quanto aos investimentos do setor, estudo da FIESP aponta a necessidade de R$ 456 bilhões anuais em uma década, ante os R$ 256 bilhões atuais, com uma diferença, portanto, de R$ 200 bilhões. Assim, são muito bem-vindos os investimentos de R$ 300 bilhões da NIB no período de 2024 a 2026, que se somarão aos aportes já feitos hoje pelo setor e reduzirão a defasagem apontada pela entidade.

Outros pontos críticos são os custos trabalhistas e do capital e acesso ao crédito, acordos internacionais, carga tributária e isonomia, como defendemos agora, preconizando o fim da isenção de impostos federais nas vendas de até 50 dólares das plataformas internacionais de e-commerce.

Os segmentos têxtil e de confecção dependem de investimentos em bens de capital e capacitação de recursos humanos. Sua cadeia de valor demanda novas tecnologias e mais produtos sustentáveis e tem espaço para o design avançado, economia criativa e conexão com a arte, pois todo esse universo influencia as tendências da moda e consome produtos do setor.

Nossa indústria tem amplas possibilidades de se projetar nas compras governamentais, têxteis técnicos, descarbonização, defesa, saúde, agro, infraestrutura e sustentabilidade. Há fatores limitantes, como as margens de lucro muito comprimidas e o fato de as empresas investirem cerca de 80% com capital próprio.

Em 2023, o investimento da indústria têxtil e de confecção em máquinas e equipamentos, 85% dos quais são importados, foi de R$ 5 bilhões, aquém do necessário. O setor necessita de investimentos maiores para ganhar competitividade no mercado interno e no comércio global da área, de US$ 800 bilhões anuais, sendo a China a líder, com mais de 30%.

O fomento industrial é relevante para o Brasil, cujo PIB, a despeito do avanço do agronegócio, serviços, mineração, petróleo e gás, segue evoluindo de modo lento e abaixo do ideal de 4% ao ano. Para dinamizar o crescimento, é crucial a expansão da manufatura, como ocorreu em várias nações. Por isso, o sucesso da NIB pode ser um ponto de inflexão no desenvolvimento nacional.

*Fernando Valente Pimentel é o diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Atendimento à imprensa - Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

Seguem abaixo as seis missões promovidas pelo plano NOVA INDÚSTRIA BRASIL - NIB uma política industrial que representam áreas prioritárias para o desenvolvimento industrial no Brasil:

Áreas a serem promovidas

1- Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética

2- Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde

3- Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades

4- Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade

5- Bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações

6- Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais

Missão 1

A missão 1 envolve a promoção de cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar:

METAS:

Aumentar a participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário para 50% (índice atual: 23%);

Alcançar 70% de mecanização na agricultura familiar (índice atual: 18%);

Fornecer pelo menos 95% de máquinas e equipamentos nacionais para agricultura familiar;

Garantir a sustentabilidade ambiental na agroindústria.

DESAFIOS:

Aumento da produtividade no campo;

Aumento do valor agregado da produção agrícola brasileira;

Alinhamento das políticas industrial e de comércio exterior;

Mecanização da agricultura familiar;

Aumento do uso de bioinsumos para a produção de alimentos e na agropecuária;

Desenvolvimento de máquinas, equipamentos e insumos nacionais para reduzir risco de variações de oferta internacional.

ÁREAS PRIORITÁRIAS

Equipamentos para agricultura de precisão;

Máquinas agrícolas para a grande produção e para a agricultura familiar;

Biofertilizantes.

Missão 2

A missão 2 consiste na promoção do complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde que estão subdivididas:

METAS:

Ampliar a participação da produção no país de 42% para 70% das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, materiais e outros insumos e tecnologias em saúde.

DESAFIOS:

Redução da dependência externa de insumos farmacêuticos ativos (IFA) de saúde, atualmente em 90%, na ordem de US$ 20 bilhões;

Alinhar as políticas industriais e de comércio exterior;

Aumentar a efetividade da indução ao investimento privado;

Reduzir do custo do crédito, especialmente para equipamentos e insumos;

Aumentar a produção nacional de equipamentos médicos, que hoje atende 50% da demanda;

Integrar e articular do uso do poder de compra nos diversos entes federativos;

Promover inovações disruptivas na área da saúde.

ÁREAS PRIORITÁRIAS:

Fármacos, medicamentos e terapias avançadas;

Vacinas, soros e hemoderivados;

Dispositivos médicos;

Tecnologias da informação e conectividade.

Missão 3

A missão 3 aborda a promoção de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades que estão subdivididas:

METAS:

Reduzir em 20% o tempo de deslocamento de casa para o trabalho (atualmente esse tempo médio é de 4,8 horas semanais);

Aumentar em 25 pontos percentuais a participação da produção brasileira na cadeia da indústria do transporte público sustentável (atualmente em 59% para ônibus elétricos).

DESAFIOS:

Qualificação de mão de obra;

Ampliação da oferta de produção nacional de insumos específicos;

Racionalização da carga tributária para construção industrializada;

Soluções construtivas e de materiais adequados para as particularidades regionais;

Redução da dependência de importações de partes e componentes para a cadeia produtiva da mobilidade, por meio da produção nacional;

Agregação de valor sobre recursos minerais no país.

ÁREAS PRIORITÁRIAS:

Eletromobilidade;

Cadeia produtiva da bateria;

Construção civil digital e de baixo carbono;

Indústria metroferroviária.

Missão 4

A missão 4 consiste na promoção da transformação digital da indústria para ampliar a produtividade que estão subdivididas:

METAS:

Transformar digitalmente 90% das empresas industriais brasileiras, assegurando que a participação da produção nacional triplique nos segmentos de novas tecnologias. Atualmente 23,5% das empresas industriais são digitalizadas, no que diz respeito ao uso ou adoção de novas tecnologias.

DESAFIOS:

Formação e capacitação em TIC’s e semicondutores no ensino superior;

Coordenação e colaboração entre governo, ICT’s e empresas em torno de prioridades nacionais;

Disseminação do uso de plataformas digitais nacionais nos diversos setores da economia;

Ampliação do investimento em inovação e internacionalização para modernização da infraestrutura e exportações em TIC’s;

Redução da dependência de soluções importadas, geradas pelo baixo desenvolvimento de hardware no país.

ÁREAS PRIORITÁRIAS:

Indústria 4.0;

Produtos digitais;

Semicondutores.

Missão 5

A missão 5 envolve a promoção da bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações que estão subdivididas:

METAS:

Promover a indústria verde, reduzindo em 30% a emissão de CO2 por valor adicionado da indústria, atualmente em 107 milhões de toneladas por trilhão de dólares;

Ampliar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes, que atualmente é de 21,4%;

Aumentar o uso tecnológico e sustentável da biodiversidade pela indústria em 1% ao ano, conforme informações registradas no SisGen/MMA.

DESAFIOS:

Ampliação de parcerias entre academia, setor privado e fundos internacionais para pesquisa aplicada;

Ampliação do incentivo à inovação tecnológica com foco na descarbonização;

Qualificação profissional com foco nos setores de bioeconomia e transição e eficiência energéticas;

Regulamentação de compras governamentais com foco na bioindústria;

Redução da dependência externa de equipamentos para a geração de energia renováveis.

ÁREAS PRIORITÁRIAS:

Bioenergia;

Equipamentos para a geração de energia renovável;

Cosméticos.

Missão 6

A missão 6 aborda a promoção de tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais que estão subdivididas:

METAS:

Obter autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas para a defesa, a partir da elaboração da lista dessas tecnologias.

DESAFIOS:

Estabelecimento de instrumentos adequados para promoção, financiamento e constituição de garantias nas exportações de produtos de defesa;

Articulação dos recursos para o desenvolvimento espacial;

Ampliação da infraestrutura laboratorial;

Adensamento das cadeias produtivas de defesa e aeroespacial.

ÁREAS PRIORITÁRIAS:

Energia Nuclear;

Sistema de comunicação e sensoriamento;

Sistema de propulsão;

Veículos autônomos e remotamente controlados.

Financiamento

O NIB inclui investimentos de R$300 bilhões para financiamentos direcionados a esta política de industrialização até o ano de 2026. Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio afirmou que com este crédito: “a questão do financiamento para pesquisa e inovação está bem equacionada”. O montante será gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Críticas

Para os críticos, o plano do governo é uma reedição de propostas mal sucedidas de governos petistas anteriores, com destaque para as executadas durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, que não tiveram efeito duradouro após o fim dos subsídios e do protecionismo.

Outros críticos questionam a retomada de investimento nas obras da Refinaria Abreu e Lima, da Petrobrás, empreendimento envolvido na operação Lava-Jato, cujas obras serão retomadas a partir de 2024. Atualmente, a refinaria produz 100 mil barris de petróleo por dia. A Petrobrás planeja investir 6 bilhões de reais na ampliação da capacidade, para refinar diariamente 260 mil barris de petróleo.

Referências

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Bibliografia

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MACHADO, João Guilherme Rocha Machado; KRIEGER, Morgana G. Martins. “Stability and Change in Industrial Policies in Brazil: A Public Policy Perspective”. In: Anais do 5ª ENEPCP: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, v. 5, 2023.

MOURA, Rafael; GUEDES, Isabelle. “Desindustrialização, Reindustrialização e Neoindustialização: O Governo Lula III e um debate imperativo ao país”. Boletim GEEP, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2023, pp. 20–33.

FONTE: Wikipédia

COLLAB DOD ALFAIATARIA/TENCEL E CANATIBA TEXTIL

worldfashion • 19/04/24, 16:48

A DOD Alfaiataria, idealizada por Jubba Sam, reúne nos seus 30 anos de experiência na moda varejista do Brasil, uma identidade reflexo das suas vivências urbanas com elementos do skate, moda, arte e cultura local. Nasceram das necessidades individuais e cultivaram essa personalidade. Em um universo de réplicas, tiraram medidas, compraram tecidos únicos e produziram autenticidade. Abriram os braços para diferentes corpos e estabeleceram novos parâmetros para o tradicional.

Incorporaram a essência das grandes metrópoles em suas coleções, ao mesmo tempo em que a conscientização ambiental permeiam seu processo criativo. Em decorrência dessa autenticidade, desde o ano passado a marca mantém parceria com a TENCEL™, referência global na produção de fibras ecologicamente responsáveis, em parceria com a renomada tecelagem Canatiba Textil.

O novo projeto lançado é a coleção cápsula sustentável “Quintal 540″ - que homenageia sambistas dos anos 20 e a cultura afro-brasileira.

Inspirada na icônica turnê do grupo musical Oito Batutas, em Paris, durante os anos de efervescência cultural de 1922, a coleção celebra a genialidade de Pixinguinha, Donga, João da Baiana e outros artistas que encantaram a Europa com o vibrante ritmo do samba. Mais do que simples peças de vestuário, esta coleção é um convite para explorar a interseção entre moda e história, resgatando um capítulo significativo da música popular brasileira muitas vezes esquecido.

As vestimentas em alfaiataria desempenham um papel fundamental na representação estética do samba, destacando valores de elegância e reverência à tradição.

Composta por quatro peças - três calças e uma jaqueta - a matéria-prima base é o denim da Canatiba Textil feito com fibras TENCEL™. Além da durabilidade, o tecido é suave e apresenta a respirabilidade essencial para o conforto térmico brasileiro.

A coleção “Quintal 540″ é fruto de uma parceria que une expertise e paixão para criar peças únicas que celebram a cultura brasileira e a moda sustentável. ‘‘Mais uma vez, buscamos a parceria com a Canatiba e a TENCEL™ para dar vida a esta coleção, inspirada no samba. A primeira colaboração foi incrível, superando nossas expectativas. E pensar em produtos feitos no Brasil, com tecnologia estrangeira, faz todo sentido. Buscamos melhorar a matéria-prima nacional, mostrando que é possível. Essa parceria com a Canatiba Textil e TENCEL™ demonstra que temos produtos de alta qualidade no Brasil, combinando tecnologia e design para criar peças únicas e incríveis”, diz Jubba Sam, fundador e diretor criativo da Dod Alfaiataria.

A TENCEL™ é uma marca de fibra têxtil do Grupo Lenzing, cuja sede fica na Áustria e a atuação no Brasil ocorre há mais de 30 anos. O Grupo tem como objetivo proteger recursos para gerações futuras com o uso de energia renovável e via recuperação de componentes remanescentes, como coprodutos, esforçando-se para apoiar a cadeia de valor ecologicamente responsável.

Seu trabalho com fiações, tecelagens e marcas brasileiras fortalece, cada vez mais, o crescimento de práticas sustentáveis que agridem menos o meio ambiente. Suas fibras celulósicas são derivadas de matéria-prima natural de origens controladas ou certificadas que atendem aos padrões FSC® ou PEFC, além de serem biodegradáveis e compostáveis. ‘‘A parceria com marcas como a Dod Alfaiataria e a Canatiba Textil é fundamental para construirmos um futuro mais sustentável para a indústria da moda. Acreditamos que a sustentabilidade é um compromisso contínuo, onde cada pequena ação, desde a escolha de materiais até a produção, contribui para um todo maior. Através da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos, podemos impulsionar mudanças positivas e inspirar outras empresas a se unirem a essa jornada.”, declara Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.

Pautada por práticas industriais alinhadas com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, a Canatiba Textil entra na parceria com a produção dos dois tecidos utilizados para a confecção das peças, além de lavanderia e tingimento das peças. “É muito importante para nós esta parceria com a Dod e TENCEL™, pois eles nos fazem rever as possibilidades que os nossos tecidos podem apresentar. Todas as peças trazem um conceito de moda atual muito forte aliado à excelência de produto. E, dessa vez, aumentamos o nosso mix de produtos. Além da fibra TENCEL™, a Canatiba também entra com complemento com nossos tecidos de algodão e elastano. Usamos um fio tinto que mostra todo um listrado feito nele próprio, o que enriquece a cultura do jeanswear”, explica Ivna Barreto, gerente de marketing da Canatiba Textil.

Sobre TENCEL™

TENCEL™ é a principal marca de fibra têxtil do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem impulsionado a evolução das soluções de fibra para vestuário e têxteis-lar com múltiplas inovações e processos de produção eficientes em termos de recursos. As ofertas de produtos TENCEL™ incluem TENCEL™ Active, TENCEL™ Denim, TENCEL™ Home, TENCEL™ Intimate, TENCEL™ LUXE e TENCEL™ for Footwear.

Derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas, as fibras modais e de liocel da marca TENCEL™ são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Com um controle eficaz da umidade, as fibras também suportam uma sensação natural de secura. As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis para oferecer uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos.

As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal podem ser decompostas e compostadas no final do seu ciclo de vida (certificado pela TÜV Áustria). As fibras também são certificadas com o Rótulo Ecológico da UE (licença nº AT/016/001) de excelência ambiental, reconhecendo os elevados padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Sobre o Grupo Lenzing

O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir da matéria-prima renovável madeira. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos.

As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas femininas elegantes até jeans versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, à sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas.

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor acrescentado para os consumidores. O Grupo Lenzing luta pela utilização e processamento eficiente de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de ciclo fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, Lenzing tem uma visão clara: nomeadamente tornar realidade um futuro com zero carbono.

Principais fatos e números do Grupo Lenzing 2022

Receita: 2,57 mil milhões de euros

Capacidade nominal: 1.145.000 toneladas

Número de funcionários (headcount): 8.301

TENCEL™, VEOCEL™, LENZING™, REFIBRA™, ECOVERO™ e LENZING MODAL™ são marcas registradas da Lenzing AG.

Sobre a Canatiba Textil

Desde a sua fundação, há mais de 50 anos, a Canatiba busca na tecnologia o caminho para a transformação e modernização do mercado jeanswear – o mais competitivo dos segmentos têxteis. Reunindo entre seus clientes as principais grifes da Europa, América do Sul, América Central e África, a Canatiba investe continuamente em pesquisas de tendência e processos industriais com o objetivo de transformar ideias em permanente inovação. Equipada com tecnologia de ponta, a Canatiba opera com processos certificados e utiliza insumos ecologicamente corretos que possibilitam a redução da emissão de gases, reutilização de água, cumprindo os mais modernos protocolos sustentáveis do planeta.

da redação com informações da assessoria tmkrs.co

SALÃO CASAMODA - EDIÇÃO ÁGUAS

worldfashion • 18/04/24, 17:34

Completando 15 anos, o SALÃO CASAMODA vai às profundezas do significado da moda com seu novo tema: ÁGUAS.

Tanto o planeta Terra, quanto nós seres humanos somos constituídos por 70% de água, além de toda sua simbologia cultural global, água é imprescindível para nossa sobrevivência.

Dessa Hidrosfera mundial, 53% é encontrada na América Latina e 12% fica localizada no Brasil. Isso ao mesmo tempo que nos deixa de forma “confortável” em seu fornecimento, também nos responsabiliza com sua utilização.

De acordo com a fundação Ellen MacArthur, a moda usa 93 milhões de metros cúbicos de água anualmente, na produção de roupas.

Pensando em dados como estes, o SALÃO CASAMODA resolveu fazer sua primeira edição inaugurando o ano 2024 com a edição ÁGUAS, tema escolhido junto com a plataforma norte americana de tendências e comportamento Fashion Snoops, homenageando e apontando sua importância desde sua necessidade ao seu uso inteligente e consciente.

“Não há planeta B e não há como parar de viver de moda, então a maneira é nos respeitarmos e conciliarmos as pontas. Com nossa experiência de anos com nossos fornecedores e compradores, não há como não encontrarmos uma solução para que ambos convivam .Essa edição serve para nos lembrar de cuidar do essencial.” – diz Xavier Neto, Diretor do Salão Casamoda.

O evento contará com desfile (apenas para convidados, da D-GAIA e  CHARTH) no pré evento no dia 22/04 e o SALÃO CASAMODA acontece entre os dias 23 e 26 de Abril. Destacam o almoço do dia 23 de abril assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil e animado pelo DJ Jesus Luz com a participação glamurosa da diva Halessia.

TALKS

Com mediação de Ester Morgan e Xavier Neto
Horário: 08:00 às 10:00
Local: Lounge Casamoda - Hotel Unique

23/04 O FUTURO DO VAREJO
Os convidados irão trazer as principais ideias e tendências da NRF e do festival SXFW.
Convidados:
Patrícia Carta Diretora Editorial e Editora da Harper’s Bazaar Brasil e Site RG
Natalie Klein Fundadora da NK Store
Carlos Ferrerinha Fundador e presidente da MCF Consultoria
Simone Sancho Fundadora da Belong Be
Ricardo Tozzi Ator e Fundador da Casa Cascais
Juliemy Machado Fundadora do VMSP
Almoço assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil
DJ Jesus Luz
Participação Especial: Halessia


24/04 O PODER DA COMUNICAÇÃO
O desafio de comunicar moda e tendências na era atual.
Convidados:
Carol Ribeiro Modelo, Apresentadora e Sócia da agência de modelos PRIME
Gianne Albertoni Apresentadora, atriz, modelo e podcaster Close Certo
Maitê Faitarone Digital Creator
Kris Tigre Digital Creator
Priscila Monteiro Head de comunicação em marcas globais de luxo e lifestyle
Daniela Falcão Fundadora do Nordestesse


25/04 SER DIGITAL
Como as plataformas digitais mudaram a maneira de consumir e de se comunicar.
Convidados:
Ana Isabel de Carvalho Pinto Co-Founder & Chief Fashion Officer IcommGroup - Shop2Gether, OqVestir e 2collab
Bárbara Diniz Almeida Co-Founder at Dress & Go
Daniela Dornellas Curadora Fashion Meeting, mentora e estrategista de marcas de moda
Mara Ferraz Influeenciadora digital e podcaster Pode Mais por ISTOÉ
Filipe Malczewski Co-Founder at Workar.co
Juliana Martins Influeenciadora digital e Co founder The Lyfe Influence Brasil
Mara Ferraz Influeenciadora digital e podcaster Pode Mais por ISTOÉ
Carol Paiffer - CEO da ATOM/S.A e participante do Shark Tank Brasil


26/04 A DONA DA PRAÇA: A NOVA GERAÇÃO DE BUYERS
Quais os desafios de uma sucessão de manter um prestigio da marca em um processo de sucessor familiar
Convidados:
Julia Duarte Multimarcas: Zeze Duarte (Belo Horizonte)
Rebeca Dantas Multimarcas: Maison A (João Pessoa)
Carol Furtado Multimarcas: Martha Paiva (Salvador)
Pollyana Costa Multimarcas: Club Donna Moça e Vox Concept (São Luís)
Ana Leticia Martin Multimarcas:  Casa 40 (Manaus)
Jacqueline Menezes Multimarcas:  Ivana Menezes (Goiânia)


EVENTO: SALÃO MODACASA
DATAS: 23 A 26 DE ABRIL
LOCAL: HOTEL UNIQUE
ENDEREÇO: AV. BRIGADEIRO LUÍS ANTONIO, 4700
JARDIM PAULISTA / SP
A ilustração da edição, é da talentosa designer de moda e estamparia, Hanna Inaiáh, foi convidada novamente a desenvolver a campanha vigente e trouxe com o seu olhar tecnológico a união de moda e nossas águas paradisíacas brasileiras.
Com a liderança firme de Alexandre Cerqueira e Duda Ferreira, o evento está ainda mais potente e  impecável com a produção executiva de Adriana Ueda.
Parceiros: Abit, Sebrae, Fashion Snoops, Dress All, Vista Brasil, Hanna Inaiáh, Impari Assessoria, Pini Personalizados, The Lyfe Influencer.

CIRCULARIDADE NA INDÚSTRIA TÊXTIL

worldfashion • 11/04/24, 10:17

A indústria têxtil passa por transformação sustentável com lançamento de SENSIL® Flow da multinacional NILIT, que traz abordagem inédita para o conceito de circularidade em sua linha de poliamida 6.6 premium.

É mais do que uma fibra sustentável, é uma abordagem inovadora que envolve toda a cadeia produtiva para alcançar verdadeiramente a circularidade, desde o design de produtos até parcerias.

Hoje, a reciclagem de tecidos e roupas é limitada pela complexidade da triagem e separação dos materiais, com diferentes fibras misturadas nos produtos finais, que dificultam o processo de reciclagem para poderem retornar aos seus componentes originais. As roupas feitas com fibras e tecidos misturados são especialmente difíceis de reciclar.

O SENSIL® Flow é um fio que possibilita que um tecido seja produzido com apenas e exclusivamente um componente, a poliamida 6.6 em um número maior de peças. Desenvolvido para fornecer propriedades de elasticidade, de conforto e recuperação, oferecendo uma alternativa ao elastano em determinadas aplicações e possibilitar o desenvolvimento de tecidos de performance que sejam confortáveis, macios e elásticos para os segmentos de lifestyle e moda casual. Além disso, SENSIL® Flow tem excelente absorção de cor e ainda possibilita efeitos 3D além de sua reciclagem contar com um processo que não requer produtos químicos adicionais e gera emissões mínimas de CO₂.

“Este lançamento marca nosso compromisso com a transformação da indústria têxtil e promove uma mudança de mentalidade em toda a cadeia de valor. SENSIL® Flow representa uma abordagem inovadora que permite diretamente a reciclagem de fios e tecidos, estabelece as bases para a reciclagem de vestuário e faz parte de uma missão de circularidade mais ampla para a NILIT”, afirma Ilan Melamed, CEO da NILIT®. “Estamos criando possibilidades para um futuro mais sustentável por meio de uma transformação tão significativa da indústria que só pode ser alcançada através de fortes parcerias que criem produtos e processos inovadores, designs visionários e uma reconfiguração colaborativa da própria cadeia de valor. Com esta inovação, também vamos além de reduzir resíduos, ao estabelecer um novo padrão de excelência em toda a cadeia produtiva”, continua Ilan.

“De acordo com especialistas do setor, mais de 90 milhões de toneladas de vestuário acabam em aterros todos os anos globalmente, sendo que estudos indicam que 4 milhões de peças de roupa acabam nos lixões todos os anos no Brasil”, afirma Fabianne Pacini, Diretora Global de Marketing da NILIT. “Apenas cerca de um quinto das roupas descartadas são reutilizadas ou recicladas globalmente. A abordagem SENSIL® Flow elimina desperdícios em toda a cadeia de produção e permite que as marcas criem roupas que durem mais e, no final de uma vida útil ampla, possam ser recicladas mais facilmente, com o menor impacto possível no processo.” completa Fabianne

Além disso, a NILIT® atuará também junto a parceiros de reciclagem para facilitar a recuperação eficiente de resíduos de tecidos pós-consumo que, de outra forma, acabariam em aterros ou incineradores. Esses parceiros devem criar chips de poliamida reciclada de alta qualidade que podem ser reintroduzidos no processo produtivo e futuramente na produção de novas peças, ou ainda em plásticos de engenharia. Esse processo será certificado para validar e garantir a circularidade, com transparência e responsabilidade para os parceiros comprometidos em construir uma economia têxtil circular.

Sobre a NILIT®

Celebrando 50 anos de excelência, a NILIT® apresenta um portfólio de poliamida premium projetado para promover uma abordagem mais sustentável no vestuário. A empresa lançou o pioneiro SENSIL® ByNature, produzido a partir de biogás proveniente de resíduos recuperados de aterros sanitários. SENSIL® BioCare é aprimorado com uma tecnologia comprovada, destinada a reduzir a persistência de resíduos têxteis na água do mar e em aterros sanitários. Já SENSIL® EcoCare, produzido com poliamida reciclada, contribui para a circularidade e o LCA (Life Cycle Assessment). Enquanto isso, o SENSIL® WaterCare, com cor já incorporada, possibilita uma economia de até 100% da água utilizada nos processos tradicionais de tingimento a úmido. Além disso, todo o portfólio de produtos de marca SENSIL® é fabricado em conformidade com os rigorosos critérios de Sustentabilidade Total do Produto da NILIT®. Esses fios oferecem aos designers materiais de alta performance e ecologicamente responsáveis, essenciais para a criação de coleções que atendam às exigências dos consumidores.

Sobre SENSIL®

SENSIL® é a marca premium sustentável de poliamida 6.6 da NILIT para a moda. SENSIL® é o novo padrão de qualidade para roupas íntimas, legwear, roupas esportivas, jeans, roupas para atividades ao ar livre e outros produtos. SENSIL® é marca registrada da NILIT.

da redação com informações da XCOM Agência de Comunicação da SENSIL

Vista Brasil

worldfashion • 05/04/24, 14:28

VISTA BRASIL o Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, é resultado da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) um projeto que oferece diversos produtos e serviços que impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas do setor no Brasil, além de contribuir para melhorias de processos produtivos e criativos além de estimular olhares para a inovação e a importância da sustentabilidade na prática. Procura incentivar, reunir com aconselhamento a participação das micro e pequenas com vantagens significativas, a buscar novos clientes, também nos circuitos das maiores feiras do País.

“Nossa missão é dar visibilidade às micro e pequenas empresas, para que elas possam acessar mentorias, alcançar seu potencial de desenvolvimento sustentável, tudo isso enquanto integram uma jornada de negócios mais eficaz”, salienta Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de projetos especiais da ABIT, ao ponderar sobre o trabalho desenvolvido pelo VISTA BRASIL para fortalecer as marcas no mercado nacional.

A próxima feira que terá empresas, com o apoio da VISTA BRASIL, é a FIT 0/16 Feira Internacional do Setor Infanto Juvenil e Bebê , que integra o calendário dos eventos de vestuário, que contam com benefícios exclusivos, além de oportunidades de interagir com relevantes lojistas e varejistas do mundo. Os participantes obtiveram significativos descontos no valor do estande, com espaços individuais para cada marca em áreas coletivas do programa; programação visual especial dos estandes; criação de material promocional; divulgação da participação do grupo de marcas na base de contatos da ABIT, apoio operacional da associação em todas as etapas; aconselhamento prático e didático para que a marca esteja preparada e tenha êxito durante os eventos; assim como acompanhamento presencial de representante da ABIT durante a realização da FIT 0/16.

A edição é voltada para os negócios e deverá ampliar redes de relacionamentos do segmento, concentrando público qualificado entre profissionais de grandes magazines, boutiques, lojas de departamento, varejistas, lojas de brinquedos e decorações, outlets infantis, lojas de móveis, fabricantes, atacadistas e distribuidores regionais, além de importadores, exportadores, representantes de vendas, e-commerce, associações e profissionais das mídias.

Serviço

FIT 0/16 Feira Internacional do Setor Infanto Juvenil e Bebê

Quando:  23 a 25 de abril de 2024

Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, na Vila Guilherme, São Paulo.

Para as micro e pequenas empresas interessadas em saber mais sobre os programas da VISTA BRASIL e as próximas feiras de 2024, o contato é através de: contato@vistabrasil.com ou (11) 3823 6089

Sobre a ABIT

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190 bilhões.

Sobre o SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

da redação com informações da Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

PERIFÉRICOS

worldfashion • 28/03/24, 14:15

O tema presente na pesquisa 2025_II, realizada pelo Núcleo de Design e Pesquisa da ASSINTECAL - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos. E será apresentada em milhares de materiais inovadores para a cadeia produtiva de calçados, confecções, móveis e bijuterias, durante o próximo INSPIRAMAIS.

Na metodologia da Pirâmide, na qual 10% é laboratório/inovação, 30% planejamento/estratégia e 60% mercado/preço, a pesquisa apontou que, no topo (10%), está o conceito de descolonialismo. Segundo o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, o conceito tem ganho cada vez mais força, subvertendo a lógica do padrão colonial não somente no campo econômico, mas também cultural e político. A moda, como um fenômeno social, não fica imune às mudanças provocadas pelo conceito. “Essa reorganização cultural abre espaços para que países periféricos possam assumir um papel cada vez mais importante nas próximas décadas, no que teóricos chamam de um mundo pós-ocidental”, explica o estilista.
Dentro dos 10% da pesquisa Periféricos, Rodrigues destaca os subtemas:
Malemolência, com tecidos fluídos, formas arredondadas, bordados, solados exagerados e estilizados que dão ideia de movimento; Ginga, com fibras naturais, franjas, tramas e formas 3D;
Cacofonia, que faz referência à multiplicidade de expressões e mistura, harmoniosamente, histórias diversas, o que remete à “gambiarra” e abusa de grafismos e estampas.
Na tendência, o criativo cita expoentes como o arquiteto boliviano Freddy Mamani, que vem aplicando em suas construções elementos culturais do seu povo; o grupo Nordestesse, que coloca em evidência a moda nordestina; o pintor brasileiro Samuel Sabóia, com pinturas diferenciadas que são destaque em Bruxelas; o pintor brasileiro Heitor dos Prazeres, que no início do século passado já representava a periferia em suas pinturas; a artista equatoriana Nina Folk, com uma linha de bordados diferenciados; entre outros personagens.

Nos 30%, Rodrigues detalha o tema Intergeracional, pelo qual ressalta o fato de o mundo ter cinco gerações convivendo simultaneamente e que, por isso, os produtos devem ser desenvolvidos para pessoas e suas experiências e não mais com base somente na faixa etária. Aqui, o estilista lista os subtemas Estimulante, que imprime nos produtos a excentricidade, a nostalgia e a busca por identidade e afirmação, trazendo este muitos volumes, texturas, elementos 3D e metalizados; e Techform, que em contraposição do primeiro traz design mais tecnológico e funcional, com redução das formas e minimalismo em tecidos mais macios, aconchegantes e confortáveis.

Por fim, a pesquisa traz os 60% do Homo Faber, que destaca a manualidade, a originalidade e a sustentabilidade nos subtemas Pragmatismo, que destaca a resistência dos materiais e a retomada da alfaiataria; a Geometria, que traz metais, estampas e modelagens que usam elementos geométricos; e a Manualidade, que destaca materiais tramados, como macramê, rendas e acabamentos perolizados.

O salão
A 30ª edição do INSPIRAMAIS será realizada nos dias 9 e 10 de julho 2024, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. O salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias na América Latina, é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

AGRESTE TEX 2024

worldfashion • 26/03/24, 10:38

Consolidada como a maior feira bienal de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção do Norte/Nordeste, a AGRESTE TEX, em sua sétima edição, confirmou por que recebeu esse título. Maior em 2024, ocupando uma área de oito mil metros quadrados de pavilhão e exibindo mais de 300 marcas, o evento bateu recorde de público, chegando ao fim, nesta sexta-feira, totalizando 12.200 visitantes. A movimentação financeira também surpreendeu e ultrapassou os R$ 300 milhões em vendas ao longo dos quatro dias. Opinião unânime entre os expositores é o grande movimento registrado desde o primeiro dia de evento, o que tem surpreendido a todos positivamente.

EXPOSITORES:

Uma delas vem de Santa Catarina e marca a sua estreia no evento. A Rovitex tem 38 anos de existência e possui, dentro do parque fabril, produção do fio, malharia, fiação, tinturaria, corte, costura e até a peça pronta. Embora já atenda diversos clientes em Pernambuco, a malharia busca expandir sua produção.

“A gente vem buscar em Pernambuco essa parceria com diversas confecções, distribuidores para poder colocar nosso produto e atender as melhores marcas do País com entregas boas e rápidas, mostrando a qualidade dos nossos produtos”, afirma Anderson Marcheski, gerente comercial da Rovitex. Ele fala da felicidade de participar pela primeira vez da AGRESTE TEX, evento consagrado como a principal arena de negócios do Polo de Confecções.

“É uma feira que a gente tem uma expectativa muito grande. Estou bem feliz em ver o primeiro dia já com muitas pessoas, bastante movimentado, os corredores cheios. Tivemos atendimento no nosso estande em menos de duas horas de feira, então está sendo bem produtivo. Esperamos que continue assim até a sexta-feira”, completa.

Também de Santa Catarina e mais uma estreante no evento, a Texneo tem como premissa a sustentabilidade. “Essa é uma pauta muito forte dentro da empresa, é algo que nos norteia. Temos relatório de sustentabilidade, que reúne todas as informações sobre as questões ecológicas que a gente está focando, os ganhos e as economias de água, de matéria-prima e a reciclagem que fazemos. Essa feira é muito importante para conseguirmos expandir nosso mercado interno aqui na região. Estamos com expectativas bem altas para a AGRESTE TEX”, ressalta Thaíse de Oliveira, coordenadora de Desenvolvimento da Texneo.

Matéria-prima sustentável é um dos carros-chefe da marca. Diversos tecidos são produzidos a partir de materiais recicláveis. “Nós temos uma malha que é feita totalmente de garrafas pet. Além dela, temos a poliamida reciclada, o elastano reciclado e o fio de bioamida, que é produzido a partir da biomassa do milho. É fantástico”, destaca.

A Andrade Máquinas Ltda, há mais de 60 anos no mercado de máquinas de costura industriais, tem uma gama de produtos para todas as necessidades da indústria de confecção em geral, desde o corte até o acabamento. Com início na década de 60 com uma pequena loja de máquinas de costura domésticas, com apenas 35m², situada no bairro da Penha, onde atualmente encontra-se o Shopping Center Penha, dava início a sua trajetória rumo ao complexo mundo das máquinas de costura industriais para setor confeccionista. São distribuidores oficiais das melhores marcas do mundo: Sansei, Kansai, Brother, Singer, Macpi, Japsew, Suzuki, Durkopp Adler, Orange e Aegis. Em 2016 firmou parceria com o reconhecido estilista Alexandre Herchcovitch para que este testasse e aprovasse as máquinas SANSEI.

Na AGRESTE TEX trouxeram a DFB1412PQ/DM Kansai Elástiqueira 12 agulhas ponto corrente de base plana, preparada orginalmente para aplicação de lastex. Com exclusivo sistema de aplicação independente dos lastex entre as linhas da agulha e do looper, com fácil ajuste da tensão, que proporcionam elasticidade de até 200% na peça. Indicada para moda feminina, adulto e infantil de tecidos médios e leves. Com motor Direct-drive com posicionador de agulha acoplado diretamente no volante da máquina, com economia de energia de até 70% .

A Agabê, empresa com 67 anos no mercado, fabricando produtos para serigrafia, emulsões e tecidos técnicos. A marca que já conhece a região há uma década. “Nós temos parcerias com distribuidores locais de longas datas e sabemos que é um polo têxtil importante nacionalmente. É imprescindível estarmos perto destas empresas e profissionais, pois são eles que fazem nosso produto chegar ao cliente final, que é o fabricante”, explica Ildione Dogado, gerente comercial da marca. “Estamos bem contentes com a feira e é só o segundo dia. Ontem, por exemplo, ficamos com clientes no estande até as 21h30. Estamos bastante otimistas”, revela.

Quem também está satisfeito com a movimentação do evento é Gabriel Rodrigues, head de Marketing da Bonor. “O primeiro dia foi bem surpreendente pelo movimento que teve. Até comentei que, de todas as feiras que fizemos até hoje, foi um dos primeiros dias mais movimentados que a gente teve. Isso foi uma surpresa bem bacana pra gente. São pessoas focadas bem no nosso nicho de mercado, então elas entram aqui e ficam impressionadas com os produtos, querem fechar o negócio ali na hora. Está sendo bem produtivo”, comemora. A Bonor existe há 57 anos e, depois de iniciar as atividades no Recife, migrou para Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Atualmente, sua linha de aviamentos é a maior da América Latina.

Após quase dez anos sem participar de uma feira no Brasil, a Savyon reestreia na AGRESTE TEX. “Depois de alguns anos participando de feiras internacionais em lugares como Paris, Nova Iorque e Califórnia, voltamos ao mercado nacional observando o crescimento de empresas têxteis. O primeiro dia, aqui, já foi bem positivo e nossa expectativa é fechar bons negócios”, conta Wellington Maximiano, gerente da marca. Situada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a Savyon comemora 60 anos no ramo de malharia, com clientes em todo o País e, também, no exterior. “Temos clientes aqui na região Agreste, já temos essa relação, mas atuamos em todo o Brasil com grifes como Água de Coco, Animale, PatBO. Hoje, também exportamos 30% da nossa produção”, complementa.

Estreando na AGRESTE TEX, a Avanti comemora a valorização de um setor que é tão rico. “É a nossa primeira vez aqui e estamos satisfeitos, muitas pessoas têm vindo. Mais iniciativas como esta serão bem-vindas”, ressalta Mohamad Nagib, representante da Avanti. A importadora tem 25 anos e sede em São Paulo. “Nossa especialidade são os fios têxteis, de poliéster, de viscose, elastano, poliéster fiado e PV, e agora também borracha, algodão, PA. Ela é voltada para o segmento têxtil e industrial, não só têxtil, mas como todas as aplicações que usem fio”, explana.

Há nove anos investindo no mercado de impressão digital de grande formato, a Wiprime se preparou para estar pela primeira vez na AGRESTE TEX com um objetivo bem definido. “Temos vários clientes aqui na região e nossa pretensão é abrir uma filial aqui em Caruaru, pois é um mercado muito importante pra nós”, revela Walter Tolosa Jr, diretor da Wiprime, que tem sua matriz em São Paulo e uma filial em Santa Catarina. Além da área têxtil, a empresa atua na área de comunicação visual.

Fazendo parte do time de empresas de Santa Catarina que marca presença no evento, a Brasil Botões estreou não só como expositora, mas como patrocinadora do Brasil Fashion Designers, evento paralelo à AGRESTE TEX, que deu oportunidade a jovens estilistas do estado de criarem e desfilarem suas obras para o público.

“É muito importante entrar lá, desde a academia, quando eles estão começando, entendendo como se faz uma coleção, escolhendo aviamento, tecido, enfim, aprendendo a montar uma ficha técnica. Acho que sempre que a gente puder contribuir com isso, é muito importante. Foi bem prazeroso participar do concurso, ver o resultado, ver o olho brilhando no final. Até a gente ficou emocionado e ansioso”, reconhece a diretora da Brasil Botões, Camila Wittkowski. Sobre a feira, ela diz que tem sido uma grata surpresa. “A gente está bem feliz com o resultado, como foi a primeira vez, a gente não tinha noção do que encontraria. Estamos bem contentes com o movimento”, finaliza.

A Blips é estreante não apenas na AGRESTE TEX, mas numa feira no Nordeste, território onde a empresa vem se expandindo. “O Nordeste é uma região que carregamos no coração. A gente foi muito bem recebido e tem sido muito bacana o trabalho desenvolvido aqui. Nossa participação na feira é importante para que a gente se aproxime mais ainda dos nossos clientes, além de conquistar novos”, conta Rafaela De Nadai, live marketing da Blips.

Sediada em Minas Gerais, a empresa está no mercado de sublimação há cinco anos e conta ainda com a  Ideal, uma das suas marcas, há mais de 20 anos em atividade. A companhia faz planos para o futuro ao lado da AGRESTE TEX. “Tem sido uma experiência muito positiva. Acredito que é a primeira de muitas em que estaremos presentes. Tem sido bem representativa e importante para o nosso negócio este evento. A gente vê que é uma feira já consolidada”, avalia Rafaela.

A Golapu aprovou a estreia na AGRESTE TEX. “Para nós, o primeiro dia foi uma experiência nova, pois já tinha bastante gente. E o segundo dia, realmente nos surpreendeu. Tivemos a presença de um público grande e bem direcionado para nosso produto. Está sendo bem bacana a experiência”, afirma o diretor comercial da companhia, Roberto Júnior. Com um trabalho respeitável em Pernambuco, onde atua há mais de 35 anos, a Golapu começou fabricando golas e punhos e, hoje, tem como carro-chefe malha para moda esportiva.

Nem sempre os negócios são fechados durante a feira, mas a prospecção de clientes e possíveis vendas entusiasma os empresários, como relata Erico Freire, gerente comercial da Nacional Têxtil, que tem sede no Recife e atua no ramo de malharia. “Aqui, o importante é fazer negócios e dar abertura a esses negócios para que eles se consolidem depois. Não quero apenas vender uma vez, eu quero vender todos os meses. De fato, queremos criar uma relação com o cliente. A gente cria essa relação aqui para que ela tenha continuidade lá adiante.” Embora o gerente valorize o pós-feira, a movimentação durante esta semana já é admirável. Freire revela que, até a noite desta quinta-feira (21), a marca já registrava R$ 500 mil em vendas. “A feira está muito boa, bastante movimentada, e desde o primeiro dia surpreendeu a gente. Todos os dias oc corredores estão lotados”, completa.

Um deles é a Yguaçu Máquinas, de Londrina (PR), há mais de 30 anos no mercado fabricando equipamentos para sublimação e serigrafia. Pela primeira vez em Caruaru, a companhia ficou tão satisfeita que já bateu o martelo para a presença em 2026, e com um espaço ainda maior. “Saímos da feira extremamente satisfeitos. Vendemos todos os produtos, vamos voltar sem nada. Estamos muito felizes com essa aceitação e com o tamanho do evento. Fomos muito bem atendidos e, com certeza, voltaremos em 2026. Já queremos um espaço com o dobro de tamanho”, afirma, entusiasmado, Leandro Guassu, gerente geral da Yguaçu.

A SVC Laser, distribuidora da Epson, também faz sua estreia e comemora os resultados obtidos na AGRESTE TEX. “Foi uma feira proveitosa, em que tivemos a exposição de novos produtos e a presença de muitas pessoas. Geralmente, as feiras são ambientes de prospecção de futuros negócios, mas já tiramos alguns de imediato aqui mesmo, e temos bastante leads para o pessoal trabalhar nas próximas semanas”, explica o diretor da empresa, Sérgio Amâncio. A SVC, que existe há 34 anos, tem uma matriz em Ribeirão Preto (SP), e duas filiais no Agreste pernambucano, em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Presente desde a primeira edição da AGRESTE TEX, a Audaces elegeu esta a melhor edição da história da feira. “O movimento foi fantástico em comparação à última feira, que foi muito boa, mas não teve o movimento que a gente obteve de venda como dessa vez. A gente entende que na última feira era um momento de volta da pandemia, tinha muita gente com medo ainda, não tinha voltado à vida 100%, mas esta edição a gente realmente está muito surpreso positivamente porque foi muito boa, conseguimos fechar bons negócios, surpreendeu. Foi a melhor de todas”, opina Lucas Dutra, gerente regional da marca. A Audaces é sediada em Florianópolis e trabalha com software e hardware destinados desde a parte de criação ao desenvolvimento da peça.

“Além dos negócios gerados, há também os investimentos e toda a economia que as redes de hotelaria, restaurantes e demais players do turismo geram. Essa feira veio pra somar na região. São inovações, muitas marcas e quem vier visitar a feira, com certeza, vai levar daqui alguma coisa boa para sua fábrica, para sua empresa”, ressalta Hélvio Pompeo Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group.

Buscando valorizar a indústria têxtil regional, Brena Castelo Branco, diretora-geral de Atração de investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), esteve na AGRESTE TEX e ressaltou a importância do evento para impulsionar o setor têxtil local. “Estamos participando e reconhecemos a importância do evento, que é considerado a principal feira têxtil e de confecção do Agreste pernambucano. É uma oportunidade valiosa para impulsionar o setor têxtil local, promovendo o intercâmbio de crescimento tecnológico e de negócios. E a presença da Adepe, aqui, em Caruaru, fortalece parcerias estratégicas, estimula o desenvolvimento sustentável do setor e cria oportunidades, gerando impacto positivo para toda a comunidade”, salienta Brena.

A sétima AGRESTE TEX conta com parceiros para ser realizada. Um deles é a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). “A Acic se orgulha de, junto com o Febratex Group, proporcionar para região uma iniciativa do porte da AGRESTE TEX, que impulsiona o Polo de Confecções do Agreste, o segundo maior do País, com inovação, tecnologia, conhecimento e tendências, que são fundamentais para que os nossos negócios superem os desafios impostos pelo mercado global”, frisa Newton Montenegro, presidente do órgão.

AGRESTE TEX 2026

Com um coquetel bastante prestigiado, o Febratex Group lançou a data da oitava edição da AGRESTE TEX. Será de 14 a 17 de abril de 2026, e a feira foi anunciada já com um tamanho ainda maior. “Nós estamos encerrando aqui a sétima edição, esse sucesso grande, já anunciando nosso próximo evento, ampliando a área de exposição, e já com a renovação em torno de 75% dos expositores atuais. Isso nos dá a certeza de que teremos uma feira maior ainda, trazendo mais inovação, tecnologias do primeiro mundo para que, cada vez mais, a região Agreste se desenvolva industrialmente, com competência e qualidade, e não só produzindo para o Brasil, quiçá para o mundo”, ressalta o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo.

Parceira do grupo, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) também participou da solenidade. “Nós vemos a AGRESTE TEX como uma feira muito importante e ela chega à sétima edição contribuindo com o desenvolvimento do território Agreste. Para nós, é uma satisfação muito grande continuar contribuindo desde a edição número um até já a próxima prevista”, pontua Newton Montenegro, presidente da ACIC.

Representando a Prefeitura de Caruaru, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, Pedro Augusto Cavalcanti, falou das possibilidades de abertura de mercado oportunizadas pela AGRESTE TEX. “Estou muito feliz de encontrar tudo isso aqui em Caruaru. A feira mostra a força da região e o potencial que há no segundo maior polo de confecção do Brasil. Durante esta semana, em que o evento trouxe tantas marcas à cidade, recebemos a visita de três empresas interessadas em vir para o Polo do Agreste. Parabéns pelo evento e, em 2026, nós estaremos aqui dentro ajudando a atrair ainda mais empresas, com um estande”, prometeu o secretário Pedro Augusto Cavalcanti.

“Estamos encerrando a sétima edição da AGRESTE TEX com todos os objetivos cumpridos. Isso demonstra a exuberância da feira, o resultado que foi dado a todos os expositores e, o que é mais importante, a qualificação dos visitantes no evento. Um evento como esta feira deixa como legado uma evolução tecnológica muito grande, uma qualificação profissional na região. E os próprios expositores já ficaram impressionados com o público que veio à feira, porque trouxeram debate, tinham interesse, demostraram ser pessoas que sabiam realmente o que buscavam”, avaliou o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo.

A oitava edição já tem data marcada: de 14 a 17 de abril de 2026 e, devido ao sucesso deste ano, 90% dos expositores atuais já renovaram a participação na próxima feira.

O último dia da AGRESTE TEX foi marcado também pelo anúncio da coleção mais votada pelo público da feira. Os looks exibidos na entrada do pavilhão do evento já haviam sido mostrados na passarela do desfile promovido pelo Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), concurso que apresentou o trabalho de jovens estilistas de Pernambuco. Nesta sexta-feira, a grande vencedora foi apresentada. Aluna do curso de Técnico em Vestuário do Senai Caruaru, Deisy Silva, com sua coleção Vaqueiro Nordestino, conquistou 28,6% dos votos do público. Premiada com uma máquina de costura profissional da Andrade Máquinas Ltda.

Emocionada, ela agradeceu a todos que votaram. “Eu estou muito feliz com essa coleção que eu entreguei. Por mais que tenha passado por perrengues, não só eu como os meninos, em pouco tempo pra desenvolver tudo, mas estou feliz com tudo o que entreguei, eu dei o melhor de mim. Muito obrigada a todo mundo”, comemorou.

da redação com informações da Mia Comunicação

BRASIL FASHION DESIGNERS

worldfashion • 20/03/24, 12:10

Na noite desta segunda-feira 18 de março de 2024, foi realizado a apresentação dos finalistas do  Brasil Fashion Designers, que ficará registrada na memória dos dez jovens estilistas pernambucanos a primeira edição do Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), realizada no Baco’s Recepções, em Caruaru. Reeditado como atividade paralela da feira têxtil AGRESTE TEX, promovida pelo Febratex Group, o evento contou com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, Capricórnio, Brasil Botões e o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O concurso criado pelo Febratex Group, com direção artística de Ricardo Gomes,  destacou o trabalho de estudantes de moda e egressos de cursos universitários e técnicos da indústria têxtil e da moda.

Dez finalistas apresentaram as criações utilizando os tecidos da Capricórnio e aviamentos Brasil Botões.Cada candidato exibiu três looks no desfile, tendo como inspiração o Agreste de Pernambuco. Da produção em couro ao jeans (produto que consagrou a região dentro da indústria têxtil nacional), passando por variados pontos da cultura regional, como a religião e as festas populares, muito do que forma a identidade do povo pernambucano foi apresentada com criatividade e talento pelos participantes.

“Esse é um projeto que traz para esses alunos uma escola real, o exercício verdadeiro de criar uma coleção, desenvolver as peças, bordar, costurar, lavar, tingir, sobretingir, enfim, vivenciar todos os processos, além da modelagem, e depois produzir, pensar no cabelo, na maquiagem e na trilha sonora. Tudo o que foi apresentado faz parte do conceito proposto por eles. É um exercício de verdade e a prova final foi a estreia na passarela”, ressaltou o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.

O concurso coroou Miguel Santos, Deisy Silva e Analu Araújo como os idealizadores dos melhores looks apresentados. Eles foram contemplados com assinaturas do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e treinamento EAD da Academy. Foi destacado também o trabalho desenvolvido pelo estudante Daniel Brito da Silva, que recebeu o Prêmio de Excelência.

Para figurar entre os melhores do BFD, Miguel, Deisy, Analu e Daniel tiveram que enfrentar bem mais que o primeiro teste de exibição de suas criações para o júri e a plateia. Eles deixaram para trás mais de 70 candidatos, que também apresentaram propostas de coleções para a premiação. Como finalistas, encararam o desafio mais difícil: vencer todas as etapas de produção dos looks até a noite de estreia.

Estudante egresso do curso de Design de Moda da UFPE – Câmpus Agreste, Miguel Santos, 32 anos, o primeiro lugar com a coleção Esplendor Agreste, que bebe da fonte da paisagem árida, marcada pela vegetação cactácea, resistente à seca, assim como o povo resiliente da região. O principal produto utilizado foi o jeans. Ele falou da oportunidade única de conceber e apresentar uma coleção em sua cidade, Caruaru: “Estou muito feliz e orgulhoso por ter podido apresentar meu trabalho aqui e dessa forma. Pernambuco tem muitos talentos, que realmente criam, não apenas copiam o que vem de fora. Este espaço do BFD é muito importante para mostrar todo nosso potencial. Quero aproveitar essa oportunidade e os prêmios que recebi para ressaltar ainda mais tudo o que posso fazer”.

As criações dos três primeiros lugares do BFD serão expostas durante a AGRESTE TEX e submetidas a votação popular do público presente ao evento, que abre nesta terça-feira (19) e seguirá até a sexta (22). Os votos serão computados por de totens instalados no pavilhão do Polo Caruaru. A coleção mais votada garantirá ao seu autor uma máquina de costura.

“Gostaria de gradecer a Pernambuco, Estado maravilhoso, que nos recebe tão bem já há 14 anos, que é a trajetória da AGRESTE TEX. Parabenizo cada pessoa e empresa que acreditou neste projeto. Vamos juntos, todos, mostrar ao mundo o que o Brasil é capaz. Mostrar a nossa criatividade, os nossos profissionais e valores humanos. Eu sempre falo: a moda brasileira em primeiro lugar. É isso o que nos move. Vamos aproveitar a AGRESTE TEX para conferir o trabalho desses novos talentos e prestigiá-los votando pelo app”, finalizou o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Pompeo Júnior.

A comissão julgadora do BFD foi composta por júri técnico formado pelos críticos e especialistas de moda Iolanda Wultz e Marlene Fernandes (Guia JeansWear), Jussara Maturo (GBL Jeans), Sílvia Borielo (Costura Perfeita), Vivi Haydu (Revista Têxtil) e Yuko Suzuki (World Fashion Plataforma da Moda).

SOBRE OS ESTILISTAS

Miguel Santos 32 anos Universidade Federal pde Pernambuco – UFPE Caruaru - PE

COLEÇÃO: ESPLENDOR  AGRESTE é uma ode a beleza resiliente do povo do agreste pernambucano e a exuberância dos cactos. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.

Na jornada criativa observamos o contraste das cores do solo seco e a vegetação resistente dos cactos, que florescem mesmo nas condições mais adversas. A paleta de cores da coleção reflete os verdes intensos dos cactos e o rosa forte das suas flores; as peças buscam transmitir a força e a beleza que emergem nos lugares mais inóspitos. As texturas remetem a rusticidade e a resistência, incorporamos detalhes artesanais em nossas peças, homenageando as habilidades manuais do povo agreste.

Em cada peça da coleção “Esplendor Agreste”, buscamos não apenas criar moda, mas contar uma história de resistência, resiliência e beleza encontrada nos lugares menos prováveis.

Deisy Silva 28 anos - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI Caruaru-PE

COLEÇÃO: VAQUEIRO NORDESTINO - Prática que surgiu no Nordeste, onde as festas reuniam vaqueiros para separar as boiadas, as pegas de boi, em que eram capturados animais que fugiam do rebanho. Uma cultura passada de geração em geração, e que ainda hoje movimenta a renda de famílias do interior.

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência, onde os trajes utilizados pelos vaqueiros foram as principais inspirações para a criação, calça, gibão, chapéu, as formas dos cavalos e as ferraduras, que funcionam como armadura, tornando-se sua segunda pele. O brilho utilizado faz referência ao sol na caatinga. O excesso de volume nas peças representa o drama e a sensação do caos do vaqueiro quando está em ação. Substituir o couro cru utilizado por ser resistente pelo jeans que possui a mesma característica.

Mesmo sendo um estilo onde a sofisticação não é o essencial, mas sim a proteção no ato da tarefa, trouxe uma visão dos trajes na versão feminina, para exaltar a beleza e força da mulher nordestina.

Analú Araújo 21 anos - Univerisdade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste Caruaru – PE

COLEÇÃO: A RUA - uma coleção cápsula de outono/ inverno de streetwear que propõe a fusão de dois mundos distintos e culturais do agreste pernambucano. Inspirada nas indumentárias extravagantes dos papangus de Bezerros e na estética expressiva e atroz das carrancas de Petrolina. Desaguando em técnicas clássicas de manipulação têxtil do streetwear em silhuetas oversized.

Utilizando lavagens e desbotamentos nos jeans, sua matéria-prima principal, e explorando os tons terrosos das paisagens agrestes, o vermelho das carrancas dará cor e corpo à coleção, enquanto os desfiados adicionam um toque de rusticidade, capturando a rebeldia e a coragem de um povo rico e irreverente. Mais do que tudo, “A Rua” é um convite para arriscar e confrontar a possibilidade de integrar o agreste à urbanização estética. Este é o princípio a ser criado, rompendo estereótipos e reivindicando um agreste urbano!

SOBRE O FEBRATEX GROUP

O Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado desde 1981, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital. Em seu portfólio, estão eventos como a Febratex, Maquintex, Signs Norte-Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil, DECORAEXPO, Beauty & Esthetic Show, Pack&Graph e Febratex Summit. O Febratex Group é uma empresa associada à União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios - UBRAFE.

Serviço

AGRESTE TEX – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 19 a 22 de março de 2024

Horário: das 16h às 21h

Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)

da redação com informações da Mia Comunicação