“A CASA NA MODA”

worldfashion • 14/03/24, 10:03

Por Regina Galvão - Consultora de comunicação do Museu A CASA

“Parte de duas exposições realizadas pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro estão reunidas em A CASA NA MODA, mostra inaugural da nossa programação de 2024. A primeira delas, A Chita na Moda, estreou em janeiro de 2005, propondo um novo olhar para o tecido símbolo da nossa cultura popular.

Renomados estilistas, como André Lima, Glória Coelho, Karlla Girotto Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Lino Vila Ventura, Walter Rodrigues, entre outros, criaram modelos com o pano rico em cores e estampas – características desse algodão que vestiu de escravos a Tropicalistas e figura até hoje nos festejos de tradição pelo Brasil.

A Chita na Moda resultou da pesquisa para o livro “Que Chita Bacana”, idealizado por Renata Mellão, fundadora do museu, e pelo designer Renato Imbroisi, para resgatar o valor do tecido e contar sua história.

Dez anos depois, em abril de 2015, o A CASA sediou a exposição RENDA-SE, um projeto de 2012, feito entre o museu e o estilista e curador Dudu Bertholini, com o objetivo de promover o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de várias regiões do país.

As principais comunidades da técnica artesanal mostraram seus preciosos trabalhos em modelos desenhados por estilistas consagrados, reverenciando saberes e fazeres que contribuem para a promoção da identidade brasileira tanto na moda como no artesanato reconhecido como patrimônio cultural. Aliás, é essa a missão do museu desde sua fundação: dar visibilidade à nossa rica diversidade cultural, pois é também por meio da valorização de nossas raízes ancestrais que acreditamos poder construir um futuro melhor.

CHITA

A primeira menção literária sobre a chita e seus padrões coloridos ocorreu no século XII, em um dos livros do filósofo e poeta indiano Hemachandra, conhecido pelas frases impactantes sobre a vida e o amor.

Da Índia, o tecido, estampado por meio de pintura, migrou para a Europa a partir do século XVII, com os tons impressos em blocos de madeira sobre o pano de algodão de trama simples e barata. A produção industrial do tecido, porém, só se iniciaria no final do século XVIII, na Inglaterra, com peças aos milhares.

No Brasil, a chita chegou de navio no século XVII, importada da Índia e da Europa, servindo também de moeda para comprar escravos nas colônias africanas. O pano de algodão estampado, em geral, com motivos florais, era destinado às roupas do povo – os nobres preferiam se vestir à moda inglesa, com modelos pesados e sóbrios.

A Companhia de Fiação e Tecidos Cedro & Cachoeira, inaugurada em 1872, em Curvelo, Minas Gerais, foi a primeira indústria no território nacional a produzir chita em série, permanecendo ativa com essa fabricação até 1973.

Usada na decoração, nas roupas dos trabalhadores e nas das crianças, nos trajes das festas populares, a chita ganhou espaço no dia a dia do brasileiro, sendo hoje considerada um símbolo da identidade nacional.

RENDA

Há, por aqui, rendas de todos os tipos: a de bilro, irlandesa, renascença, filé, chantilly, frivolité. Técnicas e saberes que aportaram no Brasil com os portugueses na época da colonização e também com os imigrantes que povoaram nosso país a partir do século XIX.

Antes restritas aos figurinos dos membros da corte e do clero, as rendas se expandiram para as vestes femininas a partir do século XVII, adornando cabelos, roupas, luvas, lenços, xales, além de peças para a casa.

Feitas de tecido e linhas entrelaçadas, essas formas artesanais conquistaram largo espaço no nosso território ou ficaram limitadas a pequenas áreas. A renda de bilro é um exemplo de técnica difundida em diferentes regiões, tanto nos estados do Nordeste, com relevância no Ceará, como nos do Sul do país, principalmente em Santa Catarina.

Em Sergipe, a delicada renda irlandesa de Divina Pastora é patrimônio cultural registrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No Cariri paraibano, a renda renascença, originária de Veneza, na Itália, é uma tradição compartilhada por mulheres de diferentes gerações. O filé, que remete às redes de pesca, é característico do litoral alagoano, confeccionado com cores fortes e vibrantes, como são os barcos, as casas e as festas folclóricas dessa região. Em um mundo globalizado, as rendas salvaguardam conhecimentos e memórias da nossa rica diversidade cultural.”

A exposição “A CASA NA MODA” sintetiza duas mostras anteriores realizadas pelo Museu A CASA: “A Chita na Moda”, inaugurada em 2005, e “RENDA-SE”, em 2015.

A exposição “A Chita na Moda”, evolução da pesquisa para o livro “Que Chita Bacana”, idealizado por Renata Mellão e pelo designer Renato Imbroisi, destacou a chita como um tecido emblemático da identidade nacional brasileira. Uma década depois, a exposição “RENDA-SE”, fruto da colaboração entre o museu e o estilista e curador Dudu Bertholini, promoveu o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de diferentes regiões do país.

Como resultado dessas iniciativas em preservar e promover os saberes tradicionais e contemporâneos que formam o patrimônio cultural das comunidades criativas, a exposição “A CASA NA MODA” celebra a produção manual ao entrelaçar os fios da história e da tradição tanto da chita quanto da renda, manifestações profundamente enraizadas e influenciadas por séculos de história e migração. Ao promover a colaboração entre designers de moda e artesãs rendeiras, a mostra reconhece a significativa contribuição desses elementos para a identidade estética do país refletindo uma herança vibrante e em constante evolução.

TRAMAS DA COLABORAÇÃO

Fruto de colaborações significativas entre os estilistas, as marcas de moda e comunidades artesãs de vários estados brasileiros, a exposição ” A CASA NA MODA ” valoriza a riqueza da cultura local. Entre os destaques estão diversas organizações e grupos de artesãos que contribuem com sua maestria e tradições para enriquecer o cenário da moda brasileira.

O Clube de Mães de Camalaú, situado no estado da Paraíba, é reconhecido por sua habilidade na produção de peças utilizando a renda renascença. Parte do grupo de artesãs do Cariri paraibano, o clube cria uma variedade de produtos, desde itens de cama, mesa e banho até vestuário, tudo com o intricado trabalho da renda renascença.

Já a Associação para o Desenvolvimento de Renda Irlandesa de Divina Pastora (ASDEREN), localizada em Sergipe, foi fundada no ano 2000 e conta com 120 artesãs em seu grupo. Especializadas na renda irlandesa, produzem uma ampla gama de peças, como panos de bandeja, toalhas, colchas, blusas e vestidos, utilizando técnicas tradicionais que foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ONG Caiçara, com sede em Icapuí, no Ceará, é composta por 25 artesãs que se dedicam à produção de peças em renda labirinto. Fundada na década de 1990, a organização cria desde caminhos de mesa e jogos americanos até blusas e vestidos, predominando nas cores branco e bege, e promovendo assim a cultura local por meio de seu trabalho.

A designer e artesã Perpétua Martins, de Fortaleza, no Ceará, é uma figura proeminente no cenário da renda filé. Com mais de 20 anos de experiência, ela pesquisa e utiliza essa técnica em suas criações, destacando-se como pioneira no desenvolvimento do filé colorido, uma interpretação contemporânea dessa tradição artesanal.

A Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, localizada na Ilha Grande, Piauí, é um coletivo composto or 120 artesãs que se dedicam à produção de bijuterias, palas para roupas, apliques e entremeios em renda de bilro. Utilizando uma variedade de materiais e cores, elas mantêm viva essa tradição artesanal há décadas.

Por fim, Elita Catarina Ramos, de Florianópolis, em Santa Catarina, representa a tradição da renda de bilro tramoia. Com mais de 55 anos de experiência, ela e suas colegas do Casarão das Rendeiras produzem rendas de alta qualidade, mantendo viva essa forma de expressão artesanal na região.

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO

RENATA MELLÃO - Formada em Economia, Renata Mellão é referência quando se trata de artesanato no Brasil. Artista por vocação, fundou, em 1997, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro, instituição que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro bem como promovendo sua produção cultural.

SONIA KISS - Atua como consultora de moda e projetos culturais. Foi curadora da sala de moda da exposição “VirandoVinte” na casa das Rosas e da Exposição” Panos” no Sesc Bom Retiro.

O projeto expográfico é da autoria do arquiteto Giancarlo Latorraca e da designer Ana Heloisa Santiago.

SERVIÇO

O MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO REALIZA A EXPOSIÇÃO

A CASA NA MODA

16 DE MARÇO A 19 DE MAIO DE 2024

ABERTURA | 16 DE MARÇO | SÁBADO | 14H ÀS 18H

MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO

contato@acasa.org.br | www.acasa.org.br

Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP

CEP: 05420-001 São Paulo, SP, Brasil +55 11 3814-9711

Horários: de quinta a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita | Amigável aos animais

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro é um espaço de referência do saber artesanal, criado para proteger, difundir e valorizar suas tradições e técnicas, e que busca atualizá-las no contexto da contemporaneidade, fazendo um constante diálogo entre o passado, presente e futuro desses saberes.

A partir de exposições, projetos, programação cultural, conexões e parcerias culturais e institucionais, o Museu A CASA se posiciona no centro de um ecossistema que pensa, reflete e fomenta a produção artesanal.

Ao longo de sua trajetória, que começou em 1997 pelas mãos da economista Renata Mellão, A CASA evidencia a importância do saber feito à mão para a cultura brasileira, criando pontes entre pessoas, abrindo espaços de troca de experiências e aprendizagem mútua, e explorando todas as capacidades de conexão e tradução entre os diferentes mundos desse universo.

O foco principal do trabalho desenvolvido pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro está, justamente, na manutenção do saber artesanal com um viés de impacto socioeconômico, onde contribuímos para que as comunidades artesãs espalhadas pelo país possam também se desenvolver de forma sustentável e autônoma, além do incentivo a produções ambientalmente responsáveis, que respeitam os ciclos na natureza e privilegiam a (re)utilização de materiais próprios a cada território. A CASA reconhece que esse conhecimento permeia todo o processo de criação manual, e essa filosofia orienta cada iniciativa da instituição.

da redação com informações da Comunicação Estratégica Renata Sherman

24ª EDIÇÃO PRÊMIO PRIMUS

worldfashion • 12/03/24, 14:23

A cerimônia de entrega da premiação, ocorreu na noite desta segunda (11 de março) em Novo Hamburgo, em clima de confraternização e reflexões sobre os rumos da cadeia produtiva do calçado, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) reconheceu 11 cases para referência ao desenvolvimento da indústria de base.

1- DESIGN - MPE:  FIBRART (Reflexus futuros)

2- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO NO PLANO - MGE: AMBIENTE VERDE (Transformando resíduos em riqueza)

3- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MPE: FIBRART (Reflexus futuros)

4- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MGE: KILLING (Resultados de desenvolvimento continuado de resinas para impressão 3D)

5- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MGE: GRUPO COFRAG (Eco-byo recycle: tecido reciclado biodegradável)

6- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

INOVAÇÃO ABERTA - MGE:  CIPATEX (Parcerias estratégicas no desenvolvimento de produtos sustentáveis)

7- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA AMBIENTAL - MGE: CIPATEX (Engenharia reversa como estratégia para avançar na sustentabilidade)

8- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA AMBIENTAL - MPE RR COMPONENTES (Gerenciamento inteligente de resíduos sólidos)

9- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA SOCIAL- MGE: BOXPRINT (Primeiro projeto do Brasil de doação de excedentes de restaurantes)

10- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA SOCIAL - MPE PRIMUS TÊXTIL (Quilos de solidariedade)

11- EXPORTAÇÃO

MATRIZARIA POLAKO (Exportação triunfante: desbravando fronteiras e alimentando o crescimento global)

Na oportunidade, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou a importância do engajamento cada vez maior por parte dos associados da entidade, o que não fortalece somente a premiação, mas a atividade. “O Prêmio Primus, há mais de 20 edições, tem a missão de gerar referências positivas para a nossa atividade. O engajamento dos associados é um indicador de que estamos cada vez mais fortes e prontos para vencer os desafios do setor no mercado nacional e internacional com a integração da cadeia”, disse. Segundo o dirigente, as empresas reconhecidas são “gigantes” e fundamentais para o posicionamento do Brasil como referência na produção de materiais para calçados no mundo.

Berwanger ressaltou, ainda, o papel da Assintecal enquanto fomentadora da cultura criativa na cadeia de moda. “Aqui temos um reconhecimento de todo um trabalho realizado pela entidade em parceria com os seus associados, a nossa espinha dorsal”. E foi visando ouvir justamente esses parceiros que a entidade deu início, no evento, a uma pesquisa para entender como é possível continuar impulsionando o crescimento do setor da melhor forma possível.

O Prêmio Primus acontece há mais de duas décadas como uma iniciativa da Assintecal que tem grandes apoiadoras no mercado. Uma delas é a Braskem, empresa brasileira de atuação global nas indústrias da química e do plástico. O líder comercial de Solventes da empresa, Bruno Bellini, destaca que é uma honra manter a parceria com a premiação. “Para nós, é um prazer participar e patrocinar por mais um ano o Prêmio Primus, sendo este um evento que reconhece as iniciativas sustentáveis e inovadoras do setor calçadista e que impulsiona o desenvolvimento de toda a cadeia”, ressalta o gestor, acrescentando que a Assintecal tem um papel importante de integrar as principais empresas ligadas ao setor, não só no momento do Prêmio, mas de forma contínua, com diversos projetos, pesquisas e na troca de informações relevantes.

Patrocinadora master do Prêmio Primus, a Covestro ressalta a missão do reconhecimento para dar luz às diferentes tendências e avanços tecnológicos em todo o setor. “Para nós, da Covestro, estar presente na premiação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções que atendem às demandas de nossos clientes alinhadas a produtos com alta tecnologia e sustentabilidade”, diz Helga Wysocki, Sales & Market Development LATAM do grupo.

Origem Sustentável

Além da premiação, durante o Prêmio Primus foram certificadas indústrias de componentes no âmbito do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. No total, mais de 100 empresas, que representam quase 50% da produção nacional de calçados, já estão certificadas.

Na ocasião, a Fibertex foi recertificada e obteve um upgrade, passando do nível Prata (mais de 40% dos indicadores do programa atingidos) para Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos). Já a Bertex foi recertificada como OURO. A empresa Perfil Injetados teve sua recertificação, no nível Prata, enquanto a BM Strass e a Elastosul Filmes receberam a certificação Prata pela primeira vez.

A 24ª edição do Prêmio Primus contou com patrocínios da Covestro e Braskem (masters), Biason Assessoria Ambiental, Eurolatina Turismo, Fenac/Fimec, Grupo Sinos, Faculdades IENH, Montebravo Corretora, Rech Sistemas de Gestão, Traduzca, Transduarte, Triart Estandes e Eventos e Voren.

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

3ª edição do Festival ID:Rio 2024

worldfashion • 08/03/24, 10:24

O evento iniciou em Petrópolis no dia 1º de março,  com as palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Na pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.

No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida.

Após o primeiro fim de semana em Petrópolis, o ID:Rio 2024 chega a Niterói, com palestras do Enel Summit, uma série de desfiles no Salão Principal do MAC, feira de microempreendedores de moda e design, e um line-up de shows gratuitos, via Sympla, reunindo grandes nomes como Fernanda Abreu, DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido.

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda.”

O evento chega hoje, em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público pode conferir a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

No sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile “Coleção Energia by Almir França”, 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. Os shows de DJ Felipe Roale e DJ Tamy Reys encerram o segundo dia.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”, encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

Já na capital carioca, na segunda-feira, 11/03, a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros que enfatiza: “ O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho.”

No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.

O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

SERVIÇO

Convites gratuitos via Sympla.

08 a 10/03 – Niterói - Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro - Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“A Enel aposta na relevância de eventos como o ID Rio, que ajudam a impulsionar os profissionais da cadeia produtiva de moda local, o empreendedorismo feminino e os pequenos produtores. Com ações de formação gratuitas e pautadas na sustentabilidade, investimentos na parceria com este segmento, que consideramos estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio” , afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.

da redação com informações da TNT Assessoria

Coleção “NO WASH”

worldfashion • 07/03/24, 09:37

A Santista Jeanswear, protagonista na história do denim nacional, inova com a coleção “No Wash”, uma collab assinada pelo artista Didu Losso.

Trata-se de uma coleção repleta de trabalho manual, onde cada peça é única. O artista personalizou com pinturas, bordados e colagens jaquetas jeans da Santista. Foi responsável, além das intervenções nas jaquetas, pela direção geral da campanha de lançamento.

O local do editorial não poderia ser mais icônico para a história da moda. As fotos foram feitas extinta flagship da Forum que teve projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, pré sua demolição, que dará vida a um novo empreendimento imobiliário no Jardins. Com coordenação do próprio Losso, o styling leva assinatura de Marcia Jorge, fotografia de Angelo Pastorello e Beleza de Letícia de Carvalho.

No desenvolvimento da coleção “No Wash” Didu teve liberdade total para criar suas obras originais, pintadas e bordadas, sobre jaquetas desenvolvidas pela Santista Jeanswear, peças que se transformaram em jóias raras inspiradas no lifestyle do rock, punk e skate das ruas da Califórnia, Nova York e São Paulo.

Para além do lançamento, no mês de Abril de 2024 algumas peças dessa coleção farão parte de uma das feiras de arte mais importantes dos Estados Unidos em Nova York, a ArtExpo New York.

“Eu afirmo com certeza que não estaria realizando essa collab se não fosse em parceria com a Santista. Admiro muito a marca e todo seu papel sustentável e de peso na história da moda nacional – trata-se de um projeto lindo e individualizado, cada uma das peças foi muito bem pensada para ser única, bem como o ensaio de fotos exclusivo em um lugar icônico que já foi berço da Forum”, comenta Didu Losso.

As encomendas das jaquetas e obras de arte podem ser feitas via email: didulosso@hotmail܂com

A Santista Jeanswear é marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país e tecidos para roupas profissionais. Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia. Reconhecida por 23 anos como a marca TOP OF MIND de uniformes no Brasil. A Santista Jeanswear traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais e produtos tradicionais e tecnológicos para uniformização.

da redação com informações da Helena Augusta Assessoria.

SPEEDO - LINHA REEPEL

worldfashion • 06/03/24, 13:43

A Speedo Multisport, uma das principais marcas de materiais esportivos no país, acaba de lançar a linha Reepel, com uma tecnologia que repele o mosquito da dengue e demais insetos.

“Nós investimos, todos os anos, entre 8% e 12% do nosso faturamento em inovação. Isso está no nosso DNA. Enquanto marca, é nossa obrigação entender a necessidade do consumidor e darmos uma resposta rápida. Neste momento, temos um problema gravíssimo acontecendo e o nosso time de produtos focou em lançar algo realmente impactante e de acordo com a necessidade atual. Agora temos uma camiseta que realmente protege adultos e crianças dessa epidemia”, explica Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.

A linha Reepel é feita de poliamida e o tecido recebe uma camada adicional de proteção, servindo de barreira para diversos insetos como: febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Além disso, possuem proteção UV50 contra raios solares. A química que faz toda a proteção chama-se Insecta EC50 e foi desenvolvida na Bélgica. Cientistas identificaram que o piretro, um composto químico natural encontrado na natureza, mais especificamente nas flores de crisântemo, é capaz de repelir os insetos. Baseados nessa descoberta, desenvolveram um composto sintético chamado permetrina.

No tecido, a permetrina mantém os insetos a uma distância de pelo menos 20 cm de distância. Isso faz com que, mesmo em áreas expostas, como mãos e cabeça, permaneçam protegidas pela camiseta. A durabilidade também é prolongada. Suporta até 100 lavagens, não possui qualquer odor e não causa danos ao meio ambiente. “Estamos colocando no mercado a mais alta tecnologia de tecido para combater a dengue e outros mosquitos que causam doenças graves. No ano passado lançamos uma linha feita a partir de garrafas pet recicladas. Claro, que cuidar do meio ambiente é importantíssimo, mas ser verdadeiramente ESG, vai além disso. Ser uma companhia ESG requer olhar o tempo todo para as necessidades da sociedade e, entender enquanto marca, o que pode ser feito”, finaliza Jalonetsky.

A Speedo é uma empresa produtora de acessórios para a prática de natação fundada em 1914 por Alexander MacRae em Sydney na Austrália. Produziu material utilizado por medalhistas em várias Olimpíadas e também atua como patrocinadora de atletas. No Brasil a Speedo MULTISPORT iniciou sua operação em 1978, através da Multisport Indústria Comércio e Representações LTDA, e desde então controla a marca no país. Com share de mercado de mais de 80% em esportes aquáticos e reconhecida como a melhor fornecedora de equipamentos e vestuário para nadadores, a empresa ampliou sua linha de atuação e hoje também está presente nos seguintes segmentos: fitness, beach tennis, lifestyle, dermocosméticos, equipamento de academias e suplementos alimentares, além de possuir uma linha exclusiva de óculos e relógios.

Com 3 lojas próprias e e-commerce, a Speedo Multisport está presente em todo o território nacional através de 4,3 mil pontos de revenda, entre pequenos e médios lojistas e grandes varejistas.

A Speedo Multisport é uma das principais incentivadoras do esporte brasileiro, patrocinando grandes atletas, federações e mais de 400 competições anualmente, além de fomentar a prática esportiva em diferentes modalidades. Em seu Elite Team, a Speedo Multisport conta com a multicampeã mundial e ouro em Tóquio 2020, Ana Marcela Cunha, a medalhista de bronze na Rio 2016, Poliana Okimoto, o hexacampeão mundial, Nicholas Santos, além de outros atletas. A empresa acredita que o futuro está nos jovens e, através do Future Team, apoia atualmente mais de 20 atletas.

da redação com informações da assessoria Gueratto Press

Salon International de la Lingerie

worldfashion • 05/03/24, 14:03

Por PhD. Sylvia Demetresco
Na entrada dezenas de manequins alinhados e bem agrupados, super iluminados mostram todas as possibilidades que temos para visitar a feira, que se divide em 5 espaços temáticos: The Essentials (as marcas essenciais do mercado), Cocooning (marcas de loungewear), Designer Labels (coleções de luxo) Super Lord (lingerie masculina), Edição Limitada (lugar para criação jovem).
Uma cenografia inspirada na cor e na emoção: com a sua linguagem arquitetônica, o Studio Costa-Molinos, criou um fórum de tendências com peças icônicas e um novo espaço Savoir-Faire. O cromático, geometrias vibrantes, tudo muito focado no roxo, com luz amarela. Divisórias pelo chão marcam cada espaço temático nas cores  amarelo, rosa e azul pálido, como ondas coloridas que pontuam os espaços criando um diálogo entre os diferentes universos.
No centro, como todos os anos, o Fórum de informações de cores e temas para grande satisfação de todos. Fantasia, Memórias, Paisagens de Sonhos, País das Maravilhas e Playground, para cada tema uma lista de cores e, as palavras que remetem ao que deve ser pinçado para as novas coleções.
A paleta das roupas íntimas sempre fica nos tradicionais tons de branco, preto e vermelho, mas agora parece que o verde se destaca: verde claro, verde floresta, verde oliva quase dourado. Além disso, os tons vermelho granada e vinho parecem suplantar, de forma mais sutil, o vermelho.
Os bordados florais estão em alta em marcas históricas como Cadolle. O padrão leopardo e animal print, para o feminino e o masculino, no stand da La Nouvelle, e em diversos looks loungewear.
Há uma influência do esporte em determinadas propostas, à procura pelo conforto como na Aubade. Uma pequena dose de assimetria também emerge das coleções apresentadas, na Chantelle.
O fofo e as plumas em tons clarinho também tem sua vez como na Scarlet Gasque, que abusa de plumas, roxo, rosa e azul pálido.

MAISON & OBJET

worldfashion • 04/03/24, 10:48

Por PhD. Sylvia Demetresco
O evento realizado em Janeiro último celebrou seus 30 anos, com 2.500 expositores que apresentaram as tendencias do salão, para mais de 86 mil visitantes. A curadoria por conta de Mathieu Lehanneur, apresentou o seu projeto “Outonomy”, homenageando o tema do salão TechEden, que idealiza um futuro re-encantado, aliando harmoniosamente tecnologia e natureza. (futuro do Habitat, futuro do Retail, futuro da Hospitalidade). O TECH EDEN, tema da temporada, gira em torno de locais reinventados nos setores comercial, residencial e hoteleiro. Espaços onde a natureza estará muito presente, nem sempre no sentido literal, mas por vezes digitalizada, nos universos – água, vegetal e mineral. Uma mistura entre natureza e tecnologia, algo para re-encantar a sustentabilidade e tornar o nosso futuro desejável!
Mélanie Leroy, diretora da Maison&Objet, sublinha o compromisso da feira em estar no centro das questões atuais e futuras, conectando criatividade, inovação e responsabilidade ecológica.
Rumo a um futuro sustentável e desejável o “Tech Eden” tem o objetivo de destacar a evolução da relação entre ciência e natureza, e projetá-la para um futuro sustentável e desejável.
Nesta edição, Mathieu Lahanneur, designer do ano, monta o seu projeto “Outonomy”. Ele fala da hibridização de espaços públicos, do despertar do bem-estar, nos espaços com experiências sensoriais, locais de espera otimizados tais como aeroportos, estações ferroviárias e, traz a ideia da necessidade de misturar natureza x tecnologia imersiva.   Mathieu Lehanneur cujo escritório é La Factory, projetou a chama olímpica para os jogos de Paris e como convidado de Maison & Objet criou o projeto Outonomy que é um ecossistema de habitat isolado tal como: o iglu, a cabana, ou a oca, ao combinar as nossas necessidades e as tecnologias atuais. Outonomy tenta responder à pergunta: do que preciso realmente?…”.
O lançamento do setor “Bem-estar e Beleza”, combina rituais de bem-estar e inovações tecnológicas suaves, criando uma fusão entre ambiente natural e tecnologia. A ideia é criar espaços sensíveis, oníricos e benéficos compartilhados na temática “Tech Eden” que oferece experiências entre a realidade e a ficção, passeios virtuais, inovações sensoriais pelos espaços da feira.   What’s new? “O que há de novo? in Retail” torna-se um verdadeiro think tank omnicanal (laboratório de ideias); in Decor” explorará o potencial transformador da residência privada; in “Hospitality Lab” oferecerá cápsulas de fuga biofílicas, imersivas e inovadoras.
As outras impressões que ficam é que há um imenso retorno ao over, muitos produtos e muitas cores misturadas, dando a impressão de algo cheio de luz e cores, quase kitsh, que já aparece até em lojas e vitrinas. O Soft, o fofo que surge como uma volta à infância e aos bichos de pelúcia em vários universos como a impressão de texturas delicadas em materiais brutos, cerâmica, ferro, metal. O étnico, que na feira vem com o tema Unique Ecletic, com um olhar para o artesanato, o brechó, o rústico e natural, tanto no têxtil quanto no mobiliário.

ENJOYUPCYCLING

worldfashion • 28/02/24, 10:16

É a nova linha de tecidos da Canatiba em parceria com a marca REPREVE®️, líder mundial de fibras e fios reciclados feitos a partir de garrafas plásticas pós-consumo que já transformou mais de 35 bilhões de garrafas PET desde o seu lançamento em 2007, o tecido é desenvolvido com fios REPREVE®️, reciclado, rastreável e com tecnologia de alta performance. Cada metro linear de tecido Enjoy contribui por retirar 7 garrafas plásticas do meio-ambiente.

A parceria entre o fio REPREVE®️ e a CanatibaTextil reforça o compromisso de ambas as marcas por uma produção mais limpa e responsável.

“Estamos muito felizes em desenvolver essa primeira ação conjunta com a CanatibaTextil e ter a oportunidade de apresentar o nosso fio aplicado em um produto que combina inovação e direcionamento sustentável”, afirma Mauro Fernandes, CEO da Unifi no Brasil.

“A CanatibaTextil está sempre pesquisando novas formas de produzir tecidos aliados à sustentabilidade, que é um dos nossos principais pilares juntamente com a inovação. Assim nasceu a parceria com a marca global REPREVE®️, matéria-prima rastreável que possui uma digital única - tecnologia FiberPrint, que garante confiabilidade, transparência e rastreabildade para nossos clientes.  Desta forma, podemos oferecer ao mercado mais um tecido inovador e sustentável em sua construção”, afirma Romeu Covolan, Diretor-Presidente da CanatibaTextil.

O evento foi marcado pela exposição de uma coleção de peças como calças, jaquetas, shorts, saias e top cropped que apresentam cartela suave de cores e se combinam entre si, todas feitas com o tecido exclusivo da linha EnjoyUpciclying da CanatibaTextil. Para se ter uma ideia, são usadas cerca de 8 garrafas PET para a confecção de uma calça jeans, por exemplo.

As marcas lançarão também a campanha conjunta REPREVE®️ X CanatibaTextil “Sustentabilidade para dias mais coloridos” com o propósito de mostrar de maneira leve a família de produtos Enjoy.- um tecido que pode ser comprado nas versões PT ou na paleta de tons candy.

Na ocasião, Daniella Azevedo, gerente de marketing e brandsalesda Unifie Andréa Santoniello, desenvolvimento de produto da Unifi estava com Vanessa Covo, diretora criativa de produto da CanatibaTextil e Ivna Barreto, gerente de marketing e magazine da CanatibaTextil num bate-papo com os convidados. A conversa abordou a importância dos processos de sustentabilidade das empresas ressaltando a ação conjunta.

O lançamento é dirigido às marcas do setor que tem a sustentabilidade como preocupação e que apresentam potencial de levar o produto para o mercado.

Sobre REPREVE

REPREVE®️, fabricada pela Unifi Inc., é líder mundial de fibra reciclada de alto desempenho e está na vanguarda da inovação sustentável há décadas. Desde o seu lançamento em 2007, REPREVE®️ já reciclou mais de 35 bilhões de garrafas plásticas transformando-as em fios sustentáveis, e projeta alcançar a transformação de 50 bilhões de garrafas até 2025.

No Brasil, a empresa trabalha com o REPREVE®️ 100% garrafa PET pós consumo. A Unifi possui uma unidade produtiva em Minas Gerais desde 1999. Localizada na Zona do Parque Industrial em Alfenas, a empresa produz fios texturizados que atendem a todos os segmentos do mercado têxtil no país. São aproximadamente 640 empregados na sua fábrica em Alfenas, além de um escritório em São Paulo (SP) e escritórios regionais em Blumenau (SC), Americana (SP) e Belo Horizonte (MG).

Como catalisador da mudança, a marca REPREVE® está empenhada em liderar a mudança global em direção a um futuro mais sustentável, inovando hoje.

Sobre CanatibaTextil

Olhamos para o futuro com os pés no presente.

Entendemos as necessidades dos nossos clientes, antevemos as demandas do mercado, abrimos caminho para novas criações.

Pulsamos com o sangue azul do denim, seguindo o fio da diversidade e integrando pessoas, meios e processos.

Entrelaçamos ideias e tecnologias para imprimir as melhores resoluções e compartilhamos cada uma delas, porque queremos disseminar e compor conhecimento.

Somos a CanatibaTextil e tecemos inovação com inteligência todos os dias.

da redação  direto da fonte

PREMIÈRE VISION PARIS

worldfashion • 16/02/24, 16:14

A feira de 3 dias deu aos seus 1.180 expositores internacionais cuidadosamente selecionados a oportunidade de apresentar suas novidades a 30.340 visitantes de 125 países, que vasculharam os corredores em busca do últimas criações. A participação foi elevada e a qualidade dos visitantes amplamente aclamada, confirmando o sucesso da Première Vision Paris status de pioneirismo e posição única na indústria global:

• Uma oferta internacional seletiva

• Inspiração e decodificação de tendências graças a uma equipe interna de especialistas por trás de soluções consolidadas e informação de ponta da moda

• A proteção da criação e um compromisso irrestrito com jovens talentos

• Apoio direcionado aos desafios atuais e futuros da indústria com soluções tangíveis:

• The Marketplace - abordando a digitalização emergente da indústria têxtil e do couro desde 2017

• Sustentabilidade, com a oferta Smart Creation, o programa ‘a best way’, o desenvolvimento de códigos de desempenho e, novidade nesta edição, uma zona de estoque inativo

• Tech, apresentando uma nova oferta

• «360° Leather: From Farm to Tech», um setor totalmente novo que complementa o dos curtidores, para ajudar profissionais do couro enfrentam os novos desafios que a indústria enfrenta

• Um programa completo de palestras e pitches para expositores - conferências que mais uma vez obtiveram grande sucesso neste edição (21 Pitches de expositores e 15 Talks).

• Estudos realizados em colaboração com o Institut Français de la Mode (IFM/Première Vision Chair) para

ajudar a informar e esclarecer a comunidade

• Capacidade de inovar a cada edição e introduzir novos serviços: visitas guiadas, workshops, audioguias

aos fóruns de moda, balcões de informações de moda e muito mais.

O CENTRO GLOBAL DA INDÚSTRIA TÊXTIL E A GARANTIA DA OFERTA DO MAIS ALTO CALIBRE DOS EXPOSITORES

O impacto global da Première Vision Paris é evidente a cada edição, graças à participação de grandes indústrias da Europa, Ásia e América, em particular. Esta diversidade cria um ambiente dinâmico para discussões focadas sobre novas ideias, tendências, negócios e o futuro, sublinhando a reputação da feira como o centro global para o mundo criativo indústria da moda.

O comitê de seleção de expositores - que reúne especialistas da Première Vision com fabricantes do setor e compradores - desempenha um papel crucial na manutenção de uma oferta coesa e de elevada qualidade que reflete a diversidade do mercado - desde ampla distribuição ao luxo e garante às marcas que apenas os expositores mais relevantes e inovadores fazem parte do evento. A cada ano, o comitê de seleção aprova cerca de 30% das novas inscrições.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO EXPOSITOR:

Qualidade e criatividade: a empresa candidata deve ajudar a fortalecer a pertinência do programa oferta para cada segmento de mercado representado na feira.

Desenvolvimento contínuo de coleções originais: o requerimento da empresa deve detalhar todos os produtos linhas que pretende apresentar na feira.

Cada linha de produtos deve ser o resultado da própria empresa processo criativo único, conduzindo a uma atualização sazonal dos artigos propostos.

Cada coleção apresentado deve ser caracterizado pela sua coerência e por uma orientação identificável para a moda/mercado.

A inovação tecnológica e industrial, que pode gerar patentes, contribui para o desenvolvimento de produtos originais.

ESG (Critérios Ambientais, Sociais e de Governança): as empresas devem respeitar os aspectos sociais e critérios ambientais comuns acordados pelos principais organismos internacionais (Internacional Labor Organização, União Europeia, etc.).

Equipamentos de produção: a Première Vision privilegia coleções que beneficiam de controlo direto equipamento de produção.

Qualidade de serviço: a empresa selecionada deve fornecer os serviços relevantes para um complexo, mercado direcionado e internacional. Critérios como prazos de entrega curtos, pedidos mínimos reduzidos, e desenvolvimentos especiais podem ser positivamente levados em conta no processo de seleção, mas em por si só não são suficientes para que um dossiê seja aceite.

Capacidade de resposta à procura internacional: seja qual for o seu país de origem, a empresa deve estar capaz de responder satisfatoriamente à demanda global de amostras e produção expressa no show.

Reputação comercial: a empresa requerente não deve estar envolvida em nenhum litígio conhecido com expositores e/ou compradores respeitáveis da Première Vision, especialmente na área de falsificação.

Pelo contrário, deve ser apoiada por uma carteira de clientes e fornecedores que gozem eles próprios de topo reputações internacionais.

Solidez financeira e antiguidade: a empresa candidata deverá demonstrar capacidade jurídica e operacional existência de pelo menos dois anos. Será apreciada a capacidade do candidato em cumprir prazos de curto prazo e manter e desenvolver o seu negócio no médio prazo. Contabilidade e documentos legais devem ser fornecidos.

NOVAS INICIATIVAS PARA CADA EDIÇÃO - PARA MANTER O RITMO COM UMA INDÚSTRIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, EM PASSO COM OS TEMPOS

O programa Hosted Guest, lançado nesta edição de fevereiro de 2024, foi um sucesso estrondoso, reunindo não menos de 194 figuras internacionais. Esta iniciativa não só fortaleceu os principais vínculos dentro da indústria, mas também promoveu o desenvolvimento de parcerias estratégicas. O programa Matchmaking, testado pela primeira vez nesta edição, abriu caminho o caminho para oportunidades únicas de colaboração graças à organização de 587 reuniões entre expositores e marcas! Estas iniciativas ilustram o forte compromisso da Première Vision em construir relacionamentos duradouros. Ao lançar programas como «Hosted Guest» e «Matchmaking», o evento demonstra o seu compromisso em criar relações comerciais dentro do setor. Estas acções concretas não são meros empreendimentos ocasionais, mas sim iniciativas significativas. investimentos no desenvolvimento de parcerias fortes. Eles refletem a visão de longo prazo da Première Vision de construir uma comunidade dinâmica propícia ao crescimento contínuo dos negócios.

A Première Vision Paris sempre se destacou pelas suas iniciativas inovadoras. O lançamento do Marketplace em 2017, bem à frente da tendência atual, é um exemplo claro da capacidade da feira de antecipar a evolução do mercado.

Pré estreia - A Vision também foi uma das primeiras feiras do setor a mostrar tecnologia, estoque morto e, hoje, uma abordagem para couro que integra totalmente o upstream da indústria.

Dadas as crescentes expectativas das marcas e dos consumidores em termos de qualidade, a salvaguarda dos ecossistemas e rastreabilidade, a indústria do couro está evoluindo.

O projeto «360° Leather - From Farm to Tech» aborda os desafios enfrentando a indústria do couro, integrando novos participantes cruciais ao lado dos curtidores da feira. Esta abordagem proativa visa ajudar a moldar o futuro da indústria do couro, incorporando elementos como novas tecnologias e adaptação às alterações climáticas.

Esta etapa, marcada principalmente pelas boas-vindas de Agoterra, Copergreen, Coriome, SMX e Tell Elevage - Copeeks em fevereiro de 2024, demonstra a determinação da Première Vision Paris em promover uma visão holística para o futuro da indústria do couro.

UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA NO CORAÇÃO DA TEMPORADA MAIS RECENTES DESENVOLVIMENTOS CRIATIVOS

Os 5 fóruns de moda, concebidos como espaços para networking e compartilhamento de ideias, cativaram profissionais do setor em busca para descobertas graças às suas exibições impressionantes. Focando nos últimos avanços e inovações escolhidos por pela equipe de moda da Première Vision, essas áreas ofereceram aos visitantes uma experiência de ponta em meio às novidades produtos. Servindo como um guia para a oferta do desfile, foram apresentadas as seleções cuidadosamente selecionadas pelas equipes de moda nos fóruns, permitindo que os compradores mergulhem em uma temporada rica, encontrem soluções para suas coleções e explorem inovações sustentáveis e técnicas. Lançados na feira deste ano, audioguias multilíngues (francês, inglês, italiano, coreano, japonês e chinês) melhoraram a experiência do visitante, sublinhando o compromisso da mostra com a acessibilidade.

«Já estamos nos preparando para a próxima edição da Première Vision Paris, que acontece

de 2 a 4 de julho de 2024, e temos o prazer de anunciar que renovaremos ambos os

Hosted Guest - que contou com mais de 200 convidados - e programas de Matchmaking, também

como impulsionar nossos esforços de comunicação. A força e o sucesso deste mês de fevereiro

edição nos dá todos os motivos para estarmos confiantes em relação ao calendário de 2024. Com o

Jogos Olímpicos que acontecem três semanas depois do nosso show, a especulação está

diminuindo, e os hotéis e voos estão novamente disponíveis com as tarifas habituais. A edição de

julho parece promissor, apoiado por indicadores positivos que garantem que as marcas estarão

chegando para Paris», disse Gilles Lasbordes, Diretor Geral da Première Vision.

da redação        fonte: PVPRESS

Concurso BFD - Brasil Fashion Designers

worldfashion • 09/02/24, 09:56

As 85 inscrições que cumpriram as regras e prazos constantes do regulamento do certame, vieram das diversas instituições. O concurso idealizada pelo Febratex Group, empresa 100% brasileira, que está no mercado desde 1981, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital, promete elevar ainda mais o cenário da moda brasileira, destacando a criatividade e a inovação dos jovens designers pernambucanos.

Com uma mistura eclética de estilos, influências e técnicas, os 10 finalistas propõem uma visão única e emocionante da moda contemporânea, com suas inspirações a partir do tema central do projeto: Agreste Pernambucano.

As criações passearam por diversos imaginários da região. “Os 10 finalistas mergulharam nas suas memórias e no baú de referências que o pernambucano tem do seu Agreste. Detalhes da geografia, grupos folclóricos e culturais, carrancas, redes, fuxicos, vaqueiros nordestinos, a história de moda de Toritama, Caruru e Santa Cruz do Capibaribe, o cangaço, as festas de São Caetano, o maracatu, as festas do passado e o esplendor da região compuseram a ambiência criativa que trouxe as coleções selecionadas dos 10 finalistas do projeto. Mesmo com pouco tempo entre o lançamento do regulamento e a entrega das coleções, não podíamos ter deixado de voltar a realizar o projeto por Caruaru. Fiquei surpreso com os projetos e com tanta criatividade”, concluiu Ricardo Gomes, diretor artístico do Brasil Fashion Designers.

Agora, os finalistas entram em fase de produção das peças e de busca por parcerias estratégicas para garantirem a criação da coleção proposta. O desfile que vai coroar e apresentar os novos estilistas será realizado no espaço BACO’S, dentro do Polo Caruaru, no dia 18 de marco, às 19h. O evento se dará um dia antes da abertura da feira AGRESTE TEX, que começa no dia 19 e vai até o dia 22. Os looks vão compor uma exposição, a ser instalada no hall de entrada da feira, para votação popular.

O BFD - Brasil Fashion Designers conta com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, além da Capricórnio e Brasil Botões, que forneceram a matéria-prima para os estudantes confeccionarem suas coleções. E a ABIT -  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção é responsável pelo apoio institucional.

O BFD - Brasil Fashion Designers  premiará as três melhores coleções com uma assinatura, por 12 meses, do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e mais um treinamento EAD da Academy.

Para Hélvio Pompeo Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group, o retorno do concurso é significativo para fortalecer a sinergia dentro da indústria têxtil. “Essa iniciativa une profissionais da moda com os recursos essenciais, como maquinário, insumos e matérias-primas, necessários para dar vida às suas criações, promovendo assim a integração ao longo da cadeia produtiva têxtil”, afirmou o executivo.

Os participantes do BFD – Pernambuco 2024:

ALLYSON CESAR FIRME DA SILVA – 27 anos - Senai Paulista

Coleção VESTÍGIOS HÍBRIDOS

Inspirada na riqueza geográfica do Agreste Pernambucano, a coleção é uma volta ao passado e uma viagem ao presente nas tradições do Agreste através de roupas híbridas, promovendo uma consciência no ato de se vestir, consumir e interpretar as suas peças através de várias composições. As inspirações perpassam a geografia do espaço, traduzida e exaltada nas formas utilizadas nas peças, ressaltando a riqueza do Agreste, como a terra seca, o ar úmido, os picos e montanhas rochosas e os rios temporários, oriundos das chuvas.

ANALÚ LUIZE ARAÚJO DA SILVA – 21 anos - UFPE - Caruaru

Coleção A RUA

A coleção propõe a junção de mundos distintos e culturais do Agreste Pernambucano. Um dos pontos de partida é a indumentária dos papangus de Bezerros, com toda sua extravagância e opulência, cruzando com a estética expressiva e atroz das carrancas. Os tons terrosos das paisagens agrestinas e o vermelho das carrancas darão cor e corpo à coleção.

DANIEL BRITO DA SILVA – 26 anos - UFPE - Caruaru

Coleção A REDE E O FUXICO

A inspiração vem de histórias contadas, vividas e observadas em vivências no Agreste Pernambucano. Remete às redes confeccionadas por pescadores às margens dos rios Ipojuca e Capibaribe, remete a redes de histórias e tradições contadas por artesãos e artistas locais, e ainda a uma rede de trabalho de uma indústria em movimento.

DEISIANE GERMANO SILVA – 28 anos - Senai Caruaru

Coleção VAQUEIRO NORDESTINO

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência dos vaqueiros, expressadas nos trajes usados pelos vaqueiros. Essas foram as inspirações para criação de calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras. O excesso e volume nas peças representam o drama e a sensação de caos vivida pelo vaqueiro quando está em ação.

ERIKA RAYSSA MARIA DOS SANTOS – 25 anos - Senai Paulista

Coleção SAINT TORICARÚ

A coleção nasceu de uma necessidade em ver o jeans de outra forma, remetendo à alfaiataria e com um toque mágico de materiais sustentáveis, tendo presente o artesanato criado com plantas regionais, ecojóias e ecoprint. O nome da coleção floresceu de uma junção linda entre as homenagens à moda de outros países e os três pilares da Moda no Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz).

FLAVIA TORRES NASCIMENTO – 36 anos - Senai Paulista

Coleção ESTRELAS DO AGRESTE

Esta coleção relê a estética icônica do cangaço, fenômeno social que se proliferou pelo Agreste pernambucano. Os looks têm como características principais a simplicidade e a funcionalidade, privilegiando o transporte de objetos, mobilidade e proteção do meio ambiente, compostos por bolsos, bornais e bordados, foram inspirados nos trajes dos cangaceiros. O nome da coleção faz referência às estrelas que enfeitam os chapéus dos bandoleiros, além de adornos, elas também eram símbolos místicos de proteção.

GABRIEL ADELINO RODRIGUES SILVA – 20 anos - UFPE - Caruaru

Coleção BARULHADA

A coleção é inspirada em São Caetano, terra natal do designer. É uma ode ao berço do movimento cultural das “la ursas”, tradicionalmente investidas no mês de fevereiro, embebedadas pelo Carnaval, os personagens espalham pela cidade a cultura em sua pura definição, as cores, movimentos e máscaras, que instigam os descrentes a conhecer mais de perto a tradição.

MARILIA EDUARDA DA SILVA – 20 anos - Senai Caruaru

Coleção FIOS RÍTMICOS DO MARACATU

As criações celebram a vibrante tradição do maracatu pernambucano, trazendo para a passarela uma fusão única de estilo e ritmo. Cada look representa uma manifestação moderna da rica herança cultural, expressões de movimento e música. Embelezados com franjas generosas, cortes diferenciados e lantejoulas vibrantes, cada peça é uma manifestação de energia e alegria que ecoam dos tambores do maracatu.

PATRÍCIA DE JESUS OLIVEIRA – 31 anos - Senac Recife

Coleção MEMÓRIAS DO AGRESTE

Um olhar sobre as mais famosas festas do passado para traduzir o presente em moda, usando memórias pessoais do Agreste como definidoras das formas, cores, volumes e sentidos. Olhando para os caiporas do Carnaval, os volumes do São João e os encantos do Festival de Inverno de Garanhuns, a coleção busca atualizar os códigos das festas através de um olhar contemporâneo.

VALDIR MIGUEL DOS SANTOS – 32 anos - UFPE - Caruaru

Coleção ESPLENDOR AGRESTE

Uma ode à beleza resiliente do povo do Agreste Pernambucano e à exuberância dos cactos que resistem bravamente às adversidades da vida. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do Sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.