World Fashion edição 159

Paulo Delegá é diretor da Vendere, agência digital de criação para sites, redes sociais e marketing de conteúdo. www.vendere.com.br O N L I N E Por Paulo Delegá Internet alémda comunicação demarketing O que muitas empresas ainda não fazem é usar a Internet para além da comunicação de marketing, para dar alguma vantagem competitiva ao seus produtos e serviços essa edição dedicada a Tecnologia e Inova- ção, na nossa coluna que já trata habitual- mente da Internet, não vamos focar na comunicação de marketing; va- mos falar sobre vantagens mais ino- vadoras que as tecnologias da Inter- net possam trazer para sua empresa. AMORTE, OS IMPOSTOS E A INTERNET Em 1789, o cientista, autor e teórico polí- tico Benjamin Franklin, um dos pais da pátria americana ( founding fathers, como eles dizem lá) famosamente registrou: “Neste mundo, nada pode ser dito como certo, exceto a morte e os impostos”, ao escrever uma carta para o enciclopedista francês Jean-Baptiste Le Roy. Hoje, qua- se 230 anos depois, essa observação con- tinua tão verdadeira quanto no século 18. É, prezado leitor, você pode tentar se es- conder, mas não vai conseguir escapar para sempre do Leão, ou do beijo frio de Libitina. Mas, voltando rapidamente à te- mática da coluna antes que bata a depres- são, se pudéssemosmodestamente acres- centar aopensamentodograndepolímata americano, agora no século 21 há uma ter- ceira certeza nomundo. A Internet. VOCÊ, SEU CONCORRENTE E O RESTODAHUMANIDADE Essa presença da Internet na vida coti- diana de 2018 cria um óbvio caminho para abordar clientes potenciais. So- me-se a isso que o custo de produção e distribuição de conteúdo para a In- ternet é muito baixo: é só ter um ce- lular ou um computador que você já virou uma “agência de propaganda”. Então, como não podia deixar de ser, toda empresa tem hoje em dia um pro- jeto de comunicação de marketing em andamento na Internet. Da padaria da esquina da sua casa à maior multina- cional do mundo, todos têm um proje- to de passar mensagens da marca, pro- dutos e serviços para as pessoas via sites, redes sociais ou aplicativos, em diferentes graus de abrangência, qua- lidade e profissionalismo. No entanto, o que muitas empresas ain- da não fazemé usar a Internet para além da comunicação de marketing, para dar alguma vantagem competitiva ao seus produtos e serviços. Esse é um caminho de inovação que vamos abordar. OQUE QUEREMAS MULHERES Por onde começar um projeto de criar vantagens competitivas para seus pro- dutos e serviços baseado na Internet? Sugerimos a você se colocar no lugar do seu consumidor usando o seu pro- duto e pensar se não haveria uma “ex- tensão digital”: um aplicativo de celu- lar, ou uma seção no site da empresa, ou mesmo uma página numa rede so- cial que você pudesse fornecer para tornar a experiência de usar o produto melhor, maior ou mais completa. Sabemos que, como bem atestou o cria- dor da psicanálise Sigmund Freud, é difícil tentar enxergar o mundo pelos olhos de outras pessoas... Mas difícil não quer dizer impossível, e é exata- mente por aí que a gente tem que come- çar o processo de inovação: colocar-se no lugar do seu consumidor e pensar no que seu site, uma rede social ou um aplicativo ligados ao seu produto pode- riam ajudá-lo, tornar a vida dele melhor. IGUAL, SÓQUEMELHOR Por exemplo, digamos que você fabri- que roupas para a prática de esportes. Seriam extensões digitais naturais dos seus produtos: uma aplicativo de ginás- tica ou fitness para o celular, um progra- ma de exercícios ou dieta no seu site, ou mesmo uma página de rede social divul- gando calendários de corridas de rua ou outras ou competições esportivas. E se você tiver fôlego, tudo isso junto. Claro que essas extensões digitais dos seus produtos não eximem você da dura competição tradicional por melhores de- signs, tecidos mais tecnológicos, melho- res canais de distribuição, etc., mas em um mercado maduro e congestionado, as extensões digitais podem ser o dife- rencial dos seus produtos. Apertando a tecla SAP: um calção de corrida que vem com um aplicativo de corrida para o ce- lular vale mais que um que não vem. NÓS ESCOLHEMOS IR PARA LUA Em 1962, em referência ao projeto Apol- lo, o presidente norte-americano John Kennedy disse “Nós escolhemos ir para a Lua não porque é fácil, mas porque é difícil...”, lembrando às pessoas que, às vezes, o caminho difícil é o que acaba trazendo à tona o nosso melhor. Sabe- mos que, dependendo do seu negócio específico, um recurso digital para me- lhorar o produto pode não ser óbvio, nem trivial. No entanto, acreditamos que nessa busca por recursos digitais complementares a seus produtos você possa encontrar vantagens competiti- vas que não teria por outros caminhos. Alémdisso, para estimular você a embar- car nessa jornada, considere duas coisas: um “acessório” digital pode ser mais ba- rato e rápido de implementar que uma al- teração física no produto. Em particular, a multiplicação do benefício para mui- tos clientes é mais barata. Por exemplo, acrescentar um zíper a uma blusa tem o custo da criação mais o custo de com- prar e colocar o zíper em cada novo blu- sa. Uma página no seu site temo custo de criação, mas o custo de reproduzir o be- nefício para ummilhão de clientes é zero, é só eles acessarem a Internet. E segundo, mas não menos importan- te, uma extensão digital do seu produ- to ou serviço pode ajudar a trazer uma imagem de mais modernidade à marca, o que pode valorizá-la entre o público mais jovem ou conectado. N Foto: Divulgação 28 159

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