World Fashion edição 160

42 160 G E S T Ã O Por Édson D'Aguano Agestão doNovo Testamento... A sua Gestão é do hoje ou do ontem? Trilhar o amanhã é possível? eza a lenda que os su- persticiosos minima- listas de plantão defen- dem o axioma: “ O mundo está desabando de verdade ”. Há quem diga ainda, que o nosso mundo já era... Que já acabou. Esses teimosos lucifentos es- tão certos? Absolutamente, não! Claro que não, ora bolas! Quem sabe, essa pro- fecia obtusa, catastrófica e de ignorân- cia a milhão seja a pura revelação do Si- nal dos Tempos desses calhordas, ainda que este Apocapypse seja uma mera coin- cidência? Afinal, o pessimismo e o infor- túnio são uma invenção dos homens... A natureza, sabiamente e ad aeternum , não liga pra isso. Mas, a bem da verdade ver- dadeira, uma coisa é certa... O mundo não acabou. O mundo mudou, apenas isso. E você aí, continua o mesmo? Há quem diga, que o cenário atual, para a maioria das empresas do mundinho fashion no nosso país, está mesmo mais para o Apocalypse Now do que para um Sunset (céu adentro). Acredito que esse cenário reconfigurado que nos cerca, com o rótulo de “Fim do Mundo”, tra- ta-se também de uma invenção huma- na advinda, com certeza, daqueles mío- pes, ou talvez estrábicos, quase cegos, que, como zumbis que são circulam nos corredores frios e úmidos das empresas que, infortunadamente, trilham o cami- nho mórbido, sem escalas, para, sem re- torno, arderem em chamas no fogo do mármore frio do inferno. Meu Deus!!! E... OQUE ROLAMESMO? Acontece que, na nossa vida pessoal e profissional, o nosso corpo envelhece, padece, adoece e desaparece. Nas em- presas, idem. Tudo muda na velocida- de do pensamento! As máquinas suca- teiamnumpiscar de olhos... Os formatos de produção, a administração caótica, os produtos acabados, as coleções tem- porais, as diferenças culturais, sociais, étnicas etc. e tal sucumbem ou mudam de status emmilésimos de segundos. As fontes de riquezas, os valores patrimo- niais e, até mesmo, os sistemas de po- der estão sob constantes releituras, ino- vando e se reciclando de uma forma até, radicalmente, cruel, muito cruel, con- junta no todo e abrangente como nun- ca antes, diria eu, sob ótica das cente- nas de diagnoses que, como consultor e réu confesso que sou, há milênios tenho realizado comumente em “trocentas” empresas. Eu mereço!!! Os teimosos, aqueles religiosos mora- listas, cinicamente retóricos ou não, os quais afirmam, enfaticamente, que suas crenças estão certas, bem como suas maneiras de pensar e agir na Gestão Corporativa das suas empresas, pregam e empregam fake news o tempo todo até bem mais que isso tudo. Falam aberta- mente que o mundo do consumo ruiu. Defendem a prática de que as empresas, por conta da política corrupta que asso- la economicamente o nosso país, cami- nham para o fundo do poço, sem água, sem luz e sem oxigênio. Precisa mais? Ninguém merece tamanha insana as- neira e tremenda babaquice bestial. Na verdade, penso e acredito, que, para esses desafortunados as suas percepções, as suas ações e supersti- ções, enquanto gestores do Apocalypse aqui neste nosso mundo controverti- do, não irão possibilitar que suas Ges- tões, ou melhor, que suas Con-Ges- tões e Indi-Gestões, tidas e havidas como tal que são, adentrem no pró- ximo “novo mundo” que já bate a nos- sa porta. Não é não mesmo. That´s it!!! MAS... OQUE VEMPOR AÍ? Vem mesmo, e muito... Mas não mais do mesmo e numa velocidade galopan- te. Um futuro otimizante (só para quem tem competência, é claro) com certeza já está rolando sim... Há sim um próxi- mo mundo, um próximo mercado de consumo nos rodeando, pedindo pas- sagem. Um novo cenário, um novo tem- po, uma nova demanda, umnovo hábito comportamental de compra e consumo sinalizando um novo estilo de vida que já está rolando e já não é de hoje. A ge- ração Millenniuns, na praxe do desape- go e sob traços de indolência, explica. É preciso mais para entender esse Novo Mundo comportamental? Um novo Oceano Azul já se faz presen- te, anunciando pelas bordas, quase im- perceptíveis para alguns e sensorial- mente perceptíveis para muitos uma verdadeira revolução na estética do fashion world contemporânea. Uma nova maneira de pensar e agir na Gestão Cor- porativa já se faz presente emvárias em- presas, especialmente aquelas do Novo Testamento, inaugurando o trailer des- te novo cenário mundialmente remo- delado e globalizado. Acertadamente, o gaucho visionário Mauricio Benvenutti, numa sacada incrível, muito bem pro- fetizou, em seu livro INCANSÁVEIS; “O mundo das Start-ups está logo aí, ao alcance dos seus, dos nossos olhos” . A mensagem do autor é sacal pacas e simples assim... É o paraíso e o inferno juntos e mistu- rados, tanto quanto igualmente o foi no mundo aquele, do Velho Testamento. O conteúdo é o mesmo. A embalagem, não. É possível sim antever e construir um “ novo canteiro ” no lifestyle de nós se- res humanos. Porém, a “ raiz do berço ” permanece a mesma, mas os frutos não. Ou seja, a idade biológica já era. A nos- sa alma, Vintage total, pede passagem. VAMOQUE VAMO... Você, meu caro Gestor(a), não tem es- colha não. Não e não, mesmo. Você não tem para onde ir ou fugir. Relembran- do Tim Maia e sob a voz de Lulu Santos, “ Não adianta fingir oumentir pra si mesmo... Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi umdia... ”. Sábias palavras. ONovo Tes- tamento empresarial, pelo amor ou pela dor, vai nos atingir, de uma forma ou de outra, e a única opção inteligente é pre- parar-se para ele. Estou me referindo, é claro, aomundo dos negócios. Dos novos negócios. De uma Nova Jornada a cami- nho do Além do Horizonte. Um lugar tranquilo e sereno para G anhar D inheiro e S er F eliz ( GDSF ) e, claro, viver em paz. Estou falando, com certeza mais que ab- soluta, do excitante, enfadonho, heróico, canalha, surreal, traiçoeiro e, quiçá, gra- tificante; às vezes pequeno, muitas ve- zes médio, mas sempre grandioso mun- do do Fashion Business , mundo este bem real para, uns sim, uns não na dispu- ta por um espaço no Éden. Como já diz o sociólogo italiano Domenico De Mais, ” O futuro se faz de utopias uma vez que todos nós somos oníricos. Viajamos no sonho do amanhã, mas caímos, todos os dias, na real do hoje, nos virando na tentativa de encon- trar as ‘outras coisas’ que não encontramos no passado...”. C´est la vie, diria eu. EMTEMPO... MUDAR É POSSÍVEL! Um novo Propósito na ordem corporati- va se faz necessário na Gestão do Novo Milênio. A instabilidade atual, herdada de um cenário reconfigurado, com cer- teza, já está sendo a regra do jogo no mercado da venda, compra e consumo do Novo Testamento comportamental. A pergunta que não quer calar é: “ Como as empresas do hoje irão lidar com isso no amanhã? ”. Estamos preparados para a Mudança de cabo a rabo nas nossas em- presa? Sei não... O que sei, e é só o que sei, é que as revoluções de maior im- pacto no lifestyle das pessoas tendem a continuar velozmente, numa mutação frenética incrível sem que nós, mortais, possamos nos dar conta de sua infinita profundidade e limite de extensão com ressonância total no novo formato de Atendimento ao público na Proposição de oferta de Marcas e Produtos no Vare- jo como um todo. Reza a lenda mais ain- da: “ QuemnãoMuda... Dança ”. Mudança!!! E aí? A sua Gestão ainda é refém do on- temou ainda não entendeu o hoje? Existe alguma chance de trilhar o amanhã? Tem certeza disso? O tempo é sábio... É o com- bustível do Futuro. Ele sabe o que faz. O futuro não é invisível aos olhos. Quem viver, verá! Diretor presidente da Consultive Holding. www. consultive.com.br R Foto: Divulgação

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