World Fashion edição 159

M O V I M E N T O Por Carlos Ferreirinha Fotos: Divulgação Carlos Ferreirinha, Presidente da MCF Consultoria Inteligência de Gestão do Luxo. Exclusividade compartilhada Se não estivermos atentos e se não formos corajosos para promover mudanças e inovar constantemente, há o risco de o cliente nãomais ter o encontro de felicidade comas marcas dinâmica atual de mer- cado pela velocidade, o “empoderamento”, a força jovem e a hiper- conectividade, ditam o rumo dos negó- cios com impactos profundos e expres- sivos no comportamento de consumo, nos hábitos e nos perfis. Já não há mais certezas. O termo tendência tem sido alterado para o “agora”. O futuro tem sérios riscos de ser somente... ama- nhã. A tradição sem contemporanei- dade, envelhece. As histórias precisam mais do que nunca ser bem contadas. Como continuar relevante no mundo “real” quando o real se torna cada vez mais “digital”? Não estamos chegando ao momento da valorização da Huma- nização como contraponto? A força “jovem de consumo” não acon- tece apenas na idade, mas muito mais no “espírito” de consumo. Não seria, portanto, o termo “Milênio” cada vez mais relacionado ao comportamento do que a idade em si? Se não estivermos atentos e se não for- mos corajosos para promover mudanças e inovar constantemente, há o risco de o cliente não mais ter o encontro de felici- dade com as marcas. Como surpreender e encantar, editando novamente o pra- zer de consumir, a atração pela beleza, pela excelência, pelo significado? ADMIRÁVEL LUXONOVO E como Luxo dialoga com os novos tem- pos? Eis a questão! Pop-upHermès, modelos SUVs emmon- tadoras tradicionais de Luxo, bike Fen- di, pequeno boutique hotel na gigante Accor, adolescente negra na Chanel, no gender na Louis Vuitton, Concierge em Shopping Center, Lady Gaga na Tiffany, Mansões compartilhadas na tradicio- nal Alta Renda, Gucci com estética alie- nígena, carros de Luxo elétricos, mar- mitas em patamar de prestígio, Four Seasons já não é mais somente Hotel, mas também Avião e o Hyatt, também passou a ser Navio. Já o Six Senses e o 1Hotel provam que Alta Renda quer diá- logo com sustentabilidade. Ah mundo novo! Ou seria Luxo novo? Ou mundo atual? Ou apenas, evolução? Quem são os clientes de Luxo? O que é Alta Renda atualmente? Quais são os códigos, expectativas, perfis? Como vender imóvel, carro, estimular o uso do cartão de crédito? Como se relacio- nar? Leremos revistas e se queremos, em que formato? Como personalizar quando quase todos acessam tudo? E a EXCLUSIVIDADE passou a ser também compartilhada! O que antes era meu, por que não nos- so? Quem sabe ainda é “meu”, mas com o acesso e o uso democratizado. Passa- mos a falar no individual ou no coletivo? Airbnb já iniciou serviços de imóveis de Luxo, Hotéis como o Public em NYC já trabalham com espaços compartilhados. É tempo de recomeçar! A 4 159

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