World Fashion edição 158

G E S T Ã O Por Édson D'Aguano Diretor presidente da Consultive Holding. www. consultive.com.br Asua gestão é do Velho oudoNovo Testamento? Nenhuma gestão supera a sua aspiração Reza a lenda que os técnicos da comple- xidade, tidos e havidos como os “gos- tosões da galáxia”, demonstraram que quando se cria um conjunto acertivo de precondições diferenciadas, é possível precipitar o surgimento de novas situa- ções altamente ordenadas talvez até de ações resultantes. Algo como conceitos de negócios revolucionários que sur- preende e sensibiliza o mercado alvo. Sendo assim a ordem executiva emerge de procedimentos e regras profundas, criativas que são; porém, simples no último. É possível sim; ainda que num mercado reconfigurando de hoje em dia ( C ompetitivo, A cirrado, C omplexo e O fertado - um C.A.C.O. ) através de aplicativos simplórios, conseguir simu- lar ações comportamentais pró-Resul- tado de Valor que remetem ao modus- -vivendi de um bando de aves em voo... Lembra da Sina dos Gansos? O fato é que muitos gestores executivos da alta cúpula das empresas, mergu- lhados ainda que estão no Velho Testa- mento, tem procurado desenvolver voos para suas aves-raras já adultas, (idosas, teimosas e não mais milagrosas) em vez de se empenharem em criar condições propícias e favoráveis para que as no- vas ninhadas alcancem voos em busca de novas e longínquas paragens. Eles gastam (literalmente) muita grana tra- balhando as estratégias de praxe com tempo insuficiente criando os requisitos para a provável emergência de táticas executoras, percussoras da otimização. A tentativa insólita é sair do cativeiro tosco e ultrapassado do Velho Testa- mento. Mas... Quem nasceu com a sina para, precocemente, ficar velho jamais ficará eternamente vintage . Se assim o for não há como chegar a lugar nenhum de coisa alguma. Uma coisa é uma coi- sa... Outra coisa é outra coisa. A montagem de estratégias grandiosas na torre corporativa é um exercício fútil na Era atual do Novo Testamento. Isso não significa que a alta cúpula seja ir- relevante. Longe disso... Acontece que o foco da “turma de lá cima“ não se li- mita apenas em criar planos de ações e|ou controladorias do realizado. Mais, muito mais que isso, sua tarefa mag- na é construir processos de O&M (Or- ganização e Método) capazes de disse- minar continuamente novos, vibrantes e resultantes Conceitos de Negócios. Sua Missão, Visão e Valor é criar Resi- liência e construir o Contexto em vez de inventar o conteúdo e Centralizar a Forma gritando e cobrando tudo e a to- dos pelos corredores afora. Seu papel é operacionalizar regras facilitadoras viáveis e propícias ao desenvolvimen- to de ações profundamente Audacio- sas e Inovadoras, Revolucionárias Vin- tages que devem ser no solo crestado do Novo Testamento, reflexo total da Ges- tão de Nova Geração de Negócios. ACRENÇA (DO SONHO) DETERMINAO LIMITE SUPERIOR DO POSSÍVEL Sonho a parte, e bem a propósito da ex- pressão marqueteira da moda (Expe- riência), faça uma pesquisa interna... Realize uma enquete rápida entre as li- deranças dos principais departamen- tos da sua empresa. Apresente-lhes a seguinte questão sob a forma (rara) de perguntar (e não falar). “O que você acha que seria uma expectativa razoável de cres- cimento para o próximo ano na nossa em- presa?”. Calcule a resposta média... 20% (vinte por cento)?, 30% (trinta por cen- to)? Ou seria mais ou menos quanto? Ou algo menos ambicioso? Não seria algo mais crescente? Será que a liderança, como um todo, tem noção do grau de di- ficuldade da competência e|ou do inves- timento de capital intelectual e financei- ro a ser embasado pela empresa? É tanto lógico, ainda que verdadeiro: “Nenhuma empresa superaria sua aspiração”. Vamo que vamo nessa... Se a maioria de seus colegas, na sua empresa, acreditar que o crescimento do Resultado será de 5% (cinco por cento) a 10% (dez por cento) assim será pelo sim pelo não, na melhor das hipóteses. É eles e somente eles que fazem acontecer no Varejo de Nova Geração “ A crença predominante do sonho determina o limite superior do pos- sível” . Pura verdade verdadeira. Apesar de estarmos mergulhas até o talo num mercado reconfigurado inúmeras são as empresas de varejo que navegam no Oceano Azul e não mais no Oceano Verme- lho, infratoras corajosas que são (tidas e havidas como sortudas). Elas subscre- vem Indicadores de Desempenho (me- tas) radicais. A bem da verdade sorte e competência são almas gêmeas. Nada é por acaso quando o foco é a busca do Resultado pró-Valor. Raramente encontro nas minhas an- danças da consultoria empresarial ges- tores que, de fato, acreditam que suas empresas são capazes de crescer as taxas 2 (duas) ou 3 (três) vezes supe- riores a média do last years. Haaaarrr- raaaannn. Diagnoses aos montes du- rante os últimos anos mostraram que apenas 1 (uma) empresa em cada 100 (cem) delas apresentou índices de cres- cimento sustentado e melhoria contí- nua correspondente ao dobro da média do mercado concorrente alvo. Aposto, convicto de alma que, não mais de uma empresa em cada 10 (dez) fixou para si própria a meta de crescer 2 (duas) vezes a média de crescimen- to do seu marketing share. Ainda que a estratégia ousada em si não produ- za uma enxurrada de táticas não con- formistas, sua ausência quase sempre enseja situações insossas meramente receptivas, decadentes e inócuas. Via de regra o Novo Testamento empresa- rial pensa assim ou algo no gênero. O objetivo focal da gestão corporativa de Nova Geração em geral, faça chuva ou sol, pelo amor ou pela dor, é realizar o aumento progressivo da Receita e da Rentabilidade do exercício, fato este que sempre estará Além do Horizonte. O resto é resto e ponto final. O que importa mesmo é o grau de Audá- cia e Inovação não linear para chegar lá começando pela projeção do crescimen- to orgânico através de metas (aparente- mente) absurdas defendidas que são pela cúpula diretiva (conhecida como Hellmann´s) a qual afirma, em prosa e verso, que é possível sim chegar no Éden são e salvo. Heeeeeeellooooooooo!!! OAlémdoHorizonte ( >Receita e >Ren- tabilidade ) é para poucos dadivosos e sendo assim não é invisível aos olhos. “Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”... Quem viver, verá!! 34 158

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