World Fashion + Varejo edição 156

10 edição 156 A REVISTA PARA OS PROFISSIONAIS DA MODA +foco Os criadores de moda, em seus momentos de reflexão sobre o trabalho que desenvolvem, dão voltas para encontrar caminhos que levem à inovação, sem que se percam o valor e a identidade da criação autoral por Eleni Kronka Otecidoé reinventado noateliê O território da moda ocidental tem sido banhado pelo tsunami fast fashion , potencializando produ- ção, consumo e descarte, além das consequentes implicações no campo da ética laboral. Mas a sabe- doria oriental não deixa de ser, em mo- mentos como esse, um ponto lumino- so, com soluções inteligentes e viáveis. Nesse Especial sobre o Denim, World Fashion ouviu uma das vozes mais res- peitadas do Design Têxtil atual. Direto- ra-gerente da NUNO, empresa fundada em 1984 por Junichi Arai, Reiko Sudo (1953) é uma das designers contem- porâneas mais influentes do Japão. Pesquisadora, pensadora e criadora da arte têxtil, ela está desde o início da NUNO, projeto que combina a tradição artesanal japonesa com tecnologias avançadas e criatividade notável. Tal conceito levou a empresa, nos últimos trinta anos, à vanguarda da inovação no design têxtil, criando produtos de extraordinária engenhosidade e beleza. Os tecidos da NUNO foram apre- sentados em exposições ao redor do mundo, incluindo Cooper Hewitt, Museu de Arte Moderna, Nova York; o Museu Nacional de Arte Moderna, Tóquio; o Museu da Matéria Têxtil, em Washington, e o Museu Fowler, em Los Angeles, entre muitos outros. Reiko Sudo também se tornou co- nhecida como defensora dos artesãos têxteis do Japão, criando projetos que são de vanguarda tecnológica, sem diminuir o valor do artesanal. Em mui- tos de seus projetos, ela usa trabalho especializado para agregar valor aos resíduos de têxteis e moda. Nessa entrevista exclusiva para o World Fashion , a designer aponta ca- minhos da criação a partir de bases a serem levantadas agora. Fotos: Divulgação

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