World Fashion + Varejo edição 153

6 edição 153 a revista para os profissionais da moda +vitrina Elementos como fios, linhas e formas são alguns dos elementos eficazes que transformaram um antigo centro de compras em Paris num dos espaços mais vanguardistas e afinados com a moda contemporânea Texto e fotos por Sylvia Demetresco Quando linhas dominamespaços comerciais A lgumas voltas pelo espaço Les Halles, em Paris – totalmente reformulado e recentemente reinaugurado –, mostram que as linhas levam nosso olhar a ser canalizado por cada detalhe na sua construção: arcos gigantescos acima de nossos olhos, vidros instalados em sua verticalidade, transparência e multiplici- dade nos fazem imergir nummundo de linhas intocáveis que serão infitamente vislumbradas nas lojas demoda, lingerie, bebidas, objetos para casa e cosmética. Todas elas se impregnam da ambien- tação arquitetônica do espaço utilizan- do ou repetindo em suas vitrinas as mesmas linhas estruturais que por ali surgem. Seja a arquitetura do espaço, com tubos de aço na cor bege que en- velopam o todo, nas barreiras de vidro que formam semicírculos, nas divisórias das lojas, sejam as vitrinas, que por aca- so, imagino, se detiveram em constru- ções lineares e tubulares, seja até mes- mo nos elementos urbanos ali constituí- dos: haja vista as lixeiras que acompa- nham, na íntegra, o que ali se vê. Espaços e ideias Bem na entrada do novíssimo Les Halles, a Calvin Klein traz uma compo- sição de linhas verticais que montam vitrina e fachada da loja, em tubos de luz branca quase que enterrados no solo e que formam as prateleiras e di- visórias desta loja de underwear. A luz branca nem sempre é indicado para montagens de lojas, mas neste espaço específico, a montagem alinhou loja e linhas estrurturais, criando uma mes- cla muito interessante entre os dois. A loja de tênis Courrir, que apre- senta várias marcas, também optou por um display com grades de metal, que formam um enorme zigue zague por todas as paredes da loja. A luz de néon azul, no solo e repetida no alto do display, cria a ideia de infinito e de cal- çados que nos fazem sonhar, além de correr, como bem diz o nome da loja. A Asics expõe biquínis, por ser ve- rão em Paris, mas cria na montagem da vitrina a partir de linhas diagonais, produzidas em acrílico colorido e em cores bem de veraneio, um belo im- pacto ao pequeno espaço concedi- do. Tanto as cores como a forma de expor conseguem impor movimento e leveza à apresentação. AH&M, lança sua loja Home, uma no- vidade, que não passa despercebida, com uma montagem linear vertical, com plantas tropicais. Tudo branco, transparente e verde! Prateleiras em acrílico transparente e branco, solo e fundo branco nos levam a um espaço livre de cortes e cheio de novidades. A Sephora opta por umpôster aplica- do ao vidro da vitrina, enquanto a loja não está terminada, mas assimmesmo, sua vitrina, se adapta a esta continuida- de de formas e linhas que investem tan- to na maquiagem como no perfume. A sobreposição das duas imagens, rosto maquiado e vidro de perfume, fusiona- das, nos fazem entender que tudo faz parte do mundo da cosmética... e, no momento, da geometria. A Levis, numa montagem em que a repetição de bolsos em jeans retratam a trajetória da marca “endeless stories”, em que neste bolso gigante, várias his- tórias estão conectadas, causalmente. As formas retangulares se repetem e nos levam à mesma repetetição dos módulos de vidros da cosntrução do nível superior, do Les Halles. Por fim, a marca de bebidas Nicolas Feuillette também abusa da linearidade das formas. No entanto, tudo em ver- melho, para seduzir seu consumidor. Fios, linhas, formas e repetição de tudo isso se aplica à nova visão de um espaço que transformou o anti- go mercado em algo atualizado, local que se vê impregnado de marcas ple- namente adaptadas à nova proposta. Isto é o maravilhoso no Visual Mer- chandising, conseguir alinhar várias informações que se transformam em iconografia de um certo espaço! Na Courrir, a ideia de infinito sintetizada na estrutura em zigue zague e a luz neon Calvin Klein Underwear não poderia ser mais clean e urbana com suas linhas verticais e tubos de luz branca

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